Para muitas pessoas, o Natal se traduz em amor, família e presentes. Mas por detrás deste evento esconde-se uma grande engrenagem econômica que movimenta todos os anos milhões de reais. Essa época é muito esperada pelo comércio brasileiro porque tende a alavancar as vendas.

No final de cada ano, os consumidores gastam mais dinheiro com presentes, decoração e alimentação. Os produtos de beleza também estão na lista de compras dos brasileiros, ainda mais depois do recebimento do décimo terceiro salário. Afinal, perfumes, cremes corporais e produtos capilares, são alguns dos itens essenciais na rotina de cuidados diários de muitos homens e mulheres.

Setor de Cosméticos e Higiene cresce 23% no Natal

A boa notícia para o setor de Cosméticos e Higiene Pessoal é que houve um crescimento de 23% nas vendas no Natal de 2022, gerando lucro para milhares de comerciantes, desde pequenos lojistas até grandes varejistas.

No ano passado, os números foram positivos para todo o varejo, mostrando um aumento significativo em relação ao Natal de 2021. De acordo com dados da Cielo, houve uma alta de 10,5% nas vendas entre os dias 19 e 25 de dezembro de 2022.

Alta no e-commerce

No comércio eletrônico, a alta foi de 18,4%, enquanto as lojas físicas registraram 10% de aumento. A região Sul surpreendeu registrando o maior aumento, cerca de 12% (Rio Grande do Sul – 11%, Paraná – 15% e Santa Catarina – 10%). Na segunda posição aparece a região Norte com 11,5%, seguida pelo Centro-Oeste, 10%.

Segundo especialistas, essa alta em dezembro de 2022, se deve à atividade econômica do país que foi mais forte. Além disso, foram ampliadas as vagas de emprego. Também é preciso considerar que aumentou a confiança do consumidor para fazer compras.

Conclusão

Neste cenário de alta nas vendas, os próximos meses depois do Natal devem ser aproveitados pelos lojistas. A dica é estabelecer um planejamento prévio e adequado para que seu negócio alcance as metas de vendas e superem as expectativas dos clientes.

Organizar campanhas com antecedência, selecionar as promoções a serem oferecidas, definir uma estratégia de marketing digital, planejar as entregas e otimizar o pós-venda são ações essenciais para alcançar seus objetivos.

Reserve um tempo para planejar a estratégia que sua empresa seguirá para atrair clientes atuais e potenciais durante os próximos eventos do ano, como Dia das Mães e Dia dos Namorados. Isto tem a ver não só com as vendas, mas também com a logística e com a equipe de vendedores que estarão disponíveis para atender com eficiência os clientes.