O varejo brasileiro obteve resultados positivos na ocasião do Dia dos Pais. Tradicionalmente, essa data tem um grande valor para os varejistas, principalmente do segmento de beleza, porque é uma ótima oportunidade de ampliar as vendas.

De acordo com dados da Allin, empresa especializada em comportamento e consumo, a categoria “Beleza” obteve uma receita de 15,7% e de 3% no ticket médio durante o evento, quando comparado ao período antes do evento, de 18/07 a 31/07/2022.

A pesquisa contou também com a análise de dados das bases das empresas Direto e Vindi, juntamente com a Lett e Neotrust, com o objetivo de mapear o comportamento do consumidor durante o Dia dos Pais, estabelecendo também um comparativo com os resultados registrados no mesmo período do ano passado.

Top 5 categorias que mais faturaram por pedido em 2022

1 – Moda e Acessórios

2 – Beleza e Perfumaria

3 – Alimentos e Bebidas

4 – Saúde

5 – Utilidades Domésticas

Visitas dia a dia, por região e por dispositivo

Diferente do que vimos em 2021, nas duas semanas que antecederam o evento, a lojas receberam mais visitas, sendo que o maior pico ocorreu na semana do Dia dos Pais. No que se refere à região do país, é possível constatar que todas demonstraram certo crescimento nas visitas durante o evento.

O dispositivo mais usado para fazer compras ainda é o smartphone com 61,9%, sendo o meio de acesso de preferência dos consumidores desde o ano passado. Já o desktop registrou 38,1%. Assim sendo, todas as categorias pesquisadas demonstram alto volume de pesquisa via celular.

Variação no preço

No segmento de Beleza, em média, 60,5% dos produtos foram vendidos na semana do Dia dos Pais por um preço fora do estipulado pela indústria. Além disso, 39,5% dos produtos estavam em promoção e 21% acima do preço definido pela indústria.

Segundo a pesquisa, a taxa de recompra deste ano foi 2,81% maior que 2021. Portanto, o retorno do cliente a loja que comprou outras vezes demonstra que sua experiência anterior foi positiva.

Faturamento

O faturamento em 2022 foi um pouco menor do que ano passado, cerca de R$ 5,9 bilhões, sendo que as categorias que mais lucraram são as mesmas de 2021 (Telefonia – Eletrodomésticos – Eletrônicos – Moda e Acessórios – Informática). O Ticket médio durante o evento foi 7% abaixo do ano passado, cerca de R$ 425,32, mas mesmo assim é considerado um bom valor para a data.

Quanto à forma de pagamento, o cartão de crédito foi predominante (64,5%). Já boleto e PIX empataram em 17%. A pesquisa mostra ainda que a maioria das compras foram realizadas por mulheres (60%).