Para as empresas que trabalham com produtos cosméticos conduzirem melhor seus negócios devem acompanhar o comportamento do consumidor omnichannel, ou seja, aquele que transita em diferentes canais digitais. Sem dúvida, a informação é a principal base para a tomada de decisão.

Pensando nisso, a Let, empresa especializada em Trade Marketing, criou o indicador E-commerce Search Ranking para analisar a presença e o posicionamento das marcas por palavra-chave nos resultados de busca dos varejos brasileiros.

Pertencente ao Grupo Neogrid, a Let tem o objetivo de descomplicar a gestão de canais digitais com tecnologia e insights que aumentam o resultado de marcas e varejos.

Na pesquisa da Let, as palavras-chaves analisadas foram as seguintes:

Categoria beleza: base, batom, blush, hidratante facial e protetor solar.

Higiene pessoal: creme dental, escova de dente, fio dental e sabonete.

Os varejistas analisados foram: Americanas, Magalu, Beleza na Web, Época Cosméticos, Sephora, Amazon e Mercado Livre. As drogarias foram: Drogasil, Drogaria Venâncio, Drogarias Pacheco, Pague Menos e Droga Raia.

Dados que se destacaram na pesquisa

– 80% das vendas online vêm dos produtos posicionados na primeira página.

– 70% dos consumidores iniciam a experiência de compra pela barra de busca dos e-commerces.

– Aumento de 50% nas vendas de produtos que passam da página 2 para a página 1 do e-commerce.

– O Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo.

– Em 2021 aumentou 23,8% no número de pedidos de produtos de Beleza e Higiene.

Palavras-chaves analisadas

As marcas de beleza que apareceram em primeiro lugar na pesquisa para determinada palavra-chave dentro do e-commerce dos varejistas foram:

Palavra-chave: Base

– Maybelline (Amazon e Época Cosméticos)

– Bruna Tavares (Americanas)

– Mac (Beleza na Web)

– Max Love (Drogasil)

– Payot (Drogaria Venancio)

A marca Bruna Tavares registrou 80% de presença nos varejistas analisados. A Maybelline aparece em segundo lugar com 70%, seguida pela Payot com 60%.

Palavra-chave: Batom

– Maybelline (Amazon, Magalu e Americanas)

– Mac (Beleza na Web e Época Cosméticos)

– Max Love (Droga Raia)

– Vult (Drogarias Pacheco e Drogaria Venancio)

– Revlon (Drogaria Venancio)

A marca Maybelline registrou 90% de presença nos varejistas analisados. A Vult Cosméticos aparece em segundo lugar com 70%, seguida pela Revlon com 60%.

Palavra-chave: Blush

– Maybelline (Amazon, Magalu, Americanas e Drogaria Pacheco)

– Max Love (Americanas e Droga Raia)

– Mac (Beleza na Web e Época Cosméticos)

Bruna Tavares (Drogasil e Shephora)

– Vult (Beleza na Web e Drogarias Pacheco)

A marca Bruna Tavares registrou 100% de presença nos varejistas analisados. A Max Love aparece em segundo lugar com 90%, seguida pela Vult com 60%.

Palavra-chave: Hidratante Facial

– Neutrogena (Amazon e Drogaria Pacheco)

– Vichy (Americanas)

– Nivea (Beleza na Web, Magalu e Droga Raia)

– Sephora Collection (Sephora)

– Cerave (Drogasil)

A marca Nivea registrou 80% de presença nos varejistas analisados. A Neutrogena aparece em segundo lugar com 70%, seguida pela Cerave com 50%.

Palavra-chave: Máscara Facial

– L’oréal (Amazon)

– Océane (Beleza na Web)

– Max Love (Droga Raia)

– Kiss New York (Drogaria Venancio, Beleza na Web e Amazon)

A marca Océane registrou 70% de presença nos varejistas analisados. A Kiss New York aparece em segundo lugar com 50%, seguida pela Dermage com 40%.

Palavra-chave: Protetor Solar

– L’oréal (Amazon)

– La Roche-Posay (Americanas e Magalu)

– Australian Gold (Beleza na Web)

– Nivea (Droga Raia, Drogaria Venancio e Drogarias Pacheco)

– Isdin (Americanas, Magalu, Drogaria Venancio, Época Cosméticos e Beleza na Web)

– Neutrogena (Amazon, Drogaria Venancio e Droga Raia)

A marca Neutrogena registrou 90% de presença nos varejistas analisados. A Isdin aparece em segundo lugar com 80%, seguida pela L’oréal com 70%.

Palavra-chave: Creme Dental

– Sensodyne (Mercado Livre e Amazon)

– Closeup (Americanas, Droga Raia e Drogarias Pacheco)

– Oral-B (Pague Menos, Drogarias Pacheco, Drogaria Venancio, Magalu, Mercado Livre e Droga Raia)

A marca Oral-B registrou 100% de presença nos varejistas analisados. A Closeup aparece em segundo lugar com 66%, seguida pela Sensodyne com 55%.

Palavra-chave: Escova de Dente

– Colgate (Amazon, Magalu e Droga Raia)

– Curaprox (Drogarias Pacheco e Mercado Livre)

– Oral-B (Drogarias Pacheco, Amazon, Mercado Livre e Magalu)

A marca Oral-B registrou 88% de presença nos varejistas analisados. A Colgate aparece em segundo lugar com 77%, seguida pela Curaprox com 55%.

Palavra-chave: Fio Dental

– Colgate (Amazon e Drogasil)

– Reach (Magalu, Droga Raia e Amazon)

– Oral-B (Drogarias Pacheco, Pague Menos, Drogaria Venancio e Mercado Livre)

A marca Reach registrou 88% de presença nos varejistas analisados. A Oral-B aparece em segundo lugar com 77%, seguida pela Colgate com 66%.

Palavra-chave: Sabonete

– Protex (Amazon)

– Lux (Droga Raia)

– Johnsons (Americanas, Drogaria Venancio, Drogasil, Drogarias Pacheco e Magalu)

– Dove (Americanas, Mercado Livre e Pague Menos)

– Nivea (Mercado Livre)

A marca Johnsons registrou 88% de presença nos varejistas analisados. A Dove aparece em segundo lugar com 77%, seguida pela Nivea com 66%.

Conclusão

Segundo a pesquisa, o posicionamento da marca no e-commerce está diretamente ligado às vendas online. De acordo com a Amazon, 86% das vendas pela internet são de produtos que estão entre as 10 primeiras posições na página 1 do varejo online.