e-commerce brasileiro está em alta. Prova disso, é que em 2021, por exemplo, o setor atingiu a marca de 26,9% de crescimento, registrando em torno de R$ 161 bilhões de faturamento. No primeiro semestre de 2022 não foi diferente, as vendas online continuaram tendo um bom desempenho.

Portanto, a expectativa é de que neste ano o faturamento seja de R$ 169,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Isso significa um crescimento de 12%.

A seguir, conheça mais alguns dados sobre a evolução do e-commerce em 2022.

Overview do e-commerce

Conforme uma pesquisa realizada pela SmartHint, sistema de recomendação e busca inteligente para e-commerce da América Latina, os cinco primeiros meses do ano obtiveram um faturamento 785% maior do que o mesmo período antes da pandemia da Covid-19.

Ao comparar o crescimento do e-commerce deste primeiro trimestre do ano com o mesmo período do ano anterior, é possível verificar que houve uma alta de 12,6%. O volume de vendas tem aumentado, sendo que o acumulado de 2022 se manteve positivo: 4,69%.

Categorias que mais vendem

– Equipamentos de informática e comunicação como notebook e smartphone (42,7% do market share)

– Móveis e eletrodomésticos – 29,4%

– Tecidos, vestuário e calçados – 10,7%

– Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos – 7,3%

– Outros artigos de uso pessoal e doméstico – 5,4%

– Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e fumo – 3,9%

– Livros, jornais, revistas e papelaria – 1,6%

Meios de pagamento

O Pix é, sem dúvida, um meio de pagamento em ascensão. Nos primeiros três meses de 2021, representou 4,3% do faturamento total do e-commerce. Já em 2022, o registro foi de 9,7%. No entanto, o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento mais usado (82,6%).

Surpreendentemente, os cupons de desconto se destacaram. O uso desse recurso nos primeiros cinco meses do ano cresceu 188%, sendo que 60% foi no segmento de moda.

Tendências para o e-commerce em 2022

O aumento das vendas online está relacionado a algumas estratégias que estão em alta no comércio eletrônico. Por exemplo, o método phygital que é o alinhamento dos canais de venda físicos com os digitais.

Por exemplo: o cliente pode comprar um produto na loja virtual, receber o item em casa e se for preciso fazer a troca na loja física. Dessa forma é possível garantir uma experiência de compra híbrida ao consumidor, o que tende a gerar mais vendas. Mas, para aproveitar ao máximo esse recurso, é preciso desenvolver uma estratégia omnichannel eficiente.

Outra tendência é o Live Commerce. Esse conceito é uma espécie de show de vendas, pois consiste em realizar transmissões ao vivo com o objetivo de despertar desejos de consumo no expectador. Durante a pandemia, esse método ganhou mais força, garantindo bons resultados para muitas lojas virtuais.

Por fim, aproveite esses dados para obter insights úteis que contribuam com suas estratégias de marketing.