A perfumaria é um negócio rentável, já que é grande a demanda por diferentes tipos de fragrâncias. Seja com ingredientes orientais, amadeirados, cítricos, florais ou frutados, os perfumes não podem faltar no dia a dia para muitos homens e mulheres.

A indústria da beleza e da perfumaria está se desenvolvendo ativamente porque tem aumentado a preocupação das pessoas com a aparência pessoal. Assim, cada vez mais cresce a procura por produtos cosméticos para melhorar o aspecto físico, bem como perfumes para dar um toque final ao visual.

Uma boa ideia é apostar nas franquias de cosméticos e perfumaria que possibilitam um ótimo retorno sobre o investimento. Do ramo do franchising, as franquias reúnem um grande número de marcas com modelos de negócios que oferecem diferentes valores de investimento. 

A seguir, confira outros motivos que fazem da perfumaria um grande negócio. 

1 – É um grande mercado no Brasil

Pesquisas recentes indicam que o Brasil é o quarto maior mercado de cosméticos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Índia. Isso significa que os brasileiros continuam investindo em cosméticos, sendo que há vários motivos que explicam isso, entre eles está a necessidade de manter um visual atrativo.

2 – Não é facilmente afetado por crises

Além de ser um negócio lucrativo, a perfumaria é um setor pouco afetado pelas crises econômicas do nosso país. Isso porque, mesmo em momentos de incerteza, a maioria da população segue comprando perfumes e outros produtos de beleza como maquiagem, cremes e shampoos porque considera esses itens indispensáveis em sua rotina diária de cuidados pessoais.

3 – Produtos de saúde e bem-estar estão em alta

O comportamento do consumidor mudou nos últimos anos, o que mexeu com seus hábitos de consumo. Um fator importante é que aumentou o interesse pelos cuidados pessoais, saúde e bem estar. A expectativa é que essa tendência dure bastante tempo.

4 – Grande público e variedade de fragrâncias

Outro motivo que faz da perfumaria um grande negócio é a sua ampla oferta de produtos. Desde perfumes nacionais, até internacionais estão à disposição dos consumidores. Grifes de luxo oferecem perfumes de artistas mundialmente conhecidos, o que atrai os clientes.

Além da variedade de perfumes que podemos encontrar atualmente no mercado, há também diferentes públicos que se interessam por fragrâncias, por exemplo, mulheres, homens e idosos. Sempre há um perfume ideal para cada faixa etária.

Muitas perfumarias preferem focar em um nicho de mercado específico, já outras empresas diversificam seu catálogo de produtos para alcançar um público maior. Ambas as estratégias tem seus benefícios.

5 – Clientes de perfumes são fiéis

Geralmente, os clientes são fiéis as marcas que mais lhe agradam. Portanto, costumam fazer compras repetidas de um mesmo produto. Homens e mulheres que usam determinado perfume, provavelmente não mudarão de marca a cada mês. Assim sendo, serão clientes fiéis da perfumaria que oferecer sua fragrância preferida.