Embora esse termo ‘fraude no e-commerce‘ seja bastante autoexplicativo, a realidade é que abrange uma ampla gama de táticas usadas por fraudadores para atingir as lojas virtuais. No primeiro trimestre de 2022 houve um aumento nas tentativas de fraude (23,6%).

A natureza das transações de e-commerce apresenta muitas oportunidades para os fraudadores atingirem os comerciantes. Portanto, é importante conhecer os principais golpes para estabelecer medidas de proteção e assim evitar prejuízos financeiros.

A seguir, conheça os principais tipos de crimes eletrônicos.

Fraude de teste de cartão

Na fraude de teste de cartão, o fraudador obtém ilegalmente um ou mais números de cartão de crédito. Normalmente, os fraudadores obtêm esses números roubando-os diretamente do titular do cartão ou comprando-os na dark web (rede escura). Em seguida, testam a validade de um número de cartão de crédito fazendo compras em e-commerces.

O fraudador tenta fazer compras de baixo valor para descobrir quais cartões são válidos sem chamar muita atenção para si. Após o teste inicial, eles fazem compras maiores. Quando as lojas virtuais descobrem que foram alvo de fraude, o fraudador provavelmente já teve tempo de fazer várias compras grandes.

Roubo de identidade

Os fraudadores usam uma variedade de métodos para obter acesso às contas dos clientes. Comprar senhas e códigos de segurança roubados, obter informações de clientes na web e implementar esquemas de phishing são apenas algumas das táticas que eles utilizam. Uma vez que a conta foi assumida, os fraudadores têm liberdade para fazer compras.

Golpe de interceptação

Com a fraude de interceptação, o fraudador compra mercadorias do seu site usando um cartão de crédito roubado, mas evita certas verificações fornecendo endereços de remessa e cobrança legítimos e correspondentes. Ao fazer o pedido, o objetivo é interceptar o pacote antes que ele chegue ao endereço fornecido. 

Para fazer isso, o fraudador entra em contato com um representante de atendimento ao cliente de sua empresa para alterar o endereço de entrega antes que o item esteja pronto para ser enviado.

Fraude de reembolso

Com a fraude de reembolso, um fraudador compra um produto na loja virtual usando um cartão de crédito roubado e, em seguida, é reembolsado. 

Uma das táticas mais usadas é informar a loja que o reembolso precisará ser processado em um novo cartão de crédito porque o antigo foi fechado.

Pode ser difícil decifrar quais reivindicações são legítimas e quais são fraudulentas, deixando seu relacionamento com os clientes em risco.

Como evitar fraudes no seu e-commerce

Existem várias estratégias eficazes que você pode usar para evitar fraudes em seu e-commerce, por exemplo:

– Contratar um serviço especializado de proteção contra fraudes de comércio eletrônico;

– Gravar o IP do computador do comprador;

– Fazer perguntas de segurança;

– Enviar mensagens para confirmar cadastros e pedidos.