Definir o preço de venda dos seus produtos é uma tarefa que envolve algumas fatores. Sabemos que existem produtos cujo preço mínimo é definido pela marca. Outros, porém, permitem uma flexibilização.

Para determinar os preços que sua loja praticará no mercado é preciso considerar o seguinte: concorrência, custos operacionais, percepção de valor junto ao cliente, entre outros fatores. Saiba que a escolha do preço de venda não é uma decisão fácil e simples, além de ser uma tática de marketing, essa escolha está relacionada à atração de clientes.

Portanto, diversas combinações podem ser implementadas pelos lojistas para gerar vendas, de acordo com seus interesses e objetivos. Confira a seguir!

1 – Preço alto-baixo

Nessa estratégia, é oferecido um desconto para certo grupo de produtos, mas de forma temporária. Logo depois, o preço habitual deve retornar. Aplicar o sistema de “preço alto-baixo” tem o propósito de aumentar o fluxo de clientes.

Esse tipo de desconto deve ser amplamente divulgado para atrair a atenção dos consumidores. Isso pode estimulá-los a comprar mais unidades, o que deve ampliar o ticket médio da compra. A fidelização do cliente também é um benefício da estratégia de preço alto-baixo.

No entanto, para colocar em prática essa ação o lojista deve estar preparado para atender o aumento da demanda, sendo assim, é preciso manter um bom gerenciamento de estoque para não faltar mercadorias na prateleira.

2 – Preço baixo todo dia

Nessa prática a variação de preço não é grande, no entanto, exige que o lojista decida praticar diariamente o menor preço possível. Como resultado, o volume de produtos em estoque deve ser mais equilibrado, mantendo a curva de vendas estável.

A ideia é a loja transmitir uma imagem positiva a longo prazo. Dessa forma, não será preciso investir na divulgação de promoções específicas. Para essa tática funcionar será necessário que seus preços superem os da concorrência, já que muitos clientes são atraídos pela loja que oferece o menor preço.

3 – Preço por volume

Aqui o objetivo é beneficiar com descontos os consumidores que compram uma quantidade maior do mesmo item. O preço por volume é parecido com a venda por atacado. Geralmente, a oferta é feita por meio de kits com diversas unidades.

Para destacar essa promoção, o ideal é divulgar que comprando o kit, cada produto custará um valor menor do que o normal. Essa prática garante ganhos em escala, o que também amplia o ticket médio do pedido.

4 – Preço sazonal

Aumentar os preços dos produtos conforme a data comemorativa também é uma boa opção. Assim, no preço sazonal, o valor do produto será definido pelo calendário (Dia das Mães, Black Friday, Natal, etc). Entretanto, é preciso ter bom senso na alta dos preços para não soar como abusivo.

5 – Preço psicológico

O preço psicológico consiste em estabelecer uma diferença sutil, por exemplo, oferecer produtos no valor de 19,90 (o que na verdade é praticamente 20 reais). De alguma forma essa tática confunde a percepção de preço do cliente levando ele a comprar, pois vê isso como um desconto.  

Conclusão

Por fim, analise a melhor opção para seus objetivos de negócios e alinhe com suas ações de marketing, considerando sempre o perfil do seu público e segmento de mercado.