Um planejamento anual forte se baseia numa visão estratégica mais ampla e nos valores essenciais da empresa, ao mesmo tempo em que fornece metas, métricas e orçamentos específicos para orientar gerentes e funcionários. O planejamento anual também pode ser flexível o suficiente para se adaptar a um mercado imprevisível e muitas vezes volátil.

Ao traçar esse plano, é possível definir o que é importante fazer para atingir as metas definidas e impulsionar o desempenho do negócio. Além disso, ajuda a manter a força de trabalho unida e pode ser usado para motivar e reter os funcionários. 

O que é planejamento anual?

Estamos falando de um roteiro que contém uma série de metas que levam a uma visão mais ampla de onde o seu negócio pretende estar até o final do próximo ano. Quando um novo ano se aproxima, muitas empresas fazem planos para os próximos 12 meses. Dessa forma, olham para o ano anterior e avaliam o que funcionou e o que não deu certo.

Os benefícios de um planejamento anual incluem:

– Fornecer uma conexão mais forte com o plano estratégico da empresa;

– Colocar a missão da organização na prática diária;

– Fornecer aos funcionários um senso claro de direção em seus departamentos ou funções.

A seguir, confira algumas dicas para criar um planejamento anual eficaz.

Defina as metas e os objetivos

Depois de realizar um diagnóstico completo sobre a situação da sua empresa, identificando seus pontos fortes e aqueles que devem ser melhorados, estabeleça metas e objetivos para 2023.

As metas ajudam a esclarecer suas ideias, concentrar seus esforços, garantir que seu tempo e recursos sejam usados ​​de forma produtiva e aumentar suas chances de sucesso. Para chegar onde você deseja que sua empresa esteja em um ano, pegue suas metas maiores e divida-as em metas menores definidas em cronogramas específicos. 

Orçamento e finanças

Um plano anual também inclui projeções para os próximos 12 meses, prevendo receitas e despesas. Suas projeções o ajudarão a planejar quedas de fluxo de caixa, identificar necessidades de financiamento e decidir o melhor momento para os projetos.

Parte disso envolve o desenvolvimento de projeções financeiras mensais registrando a receita esperada com base nas previsões de vendas e despesas antecipadas de mão de obra, suprimentos, despesas gerais e assim por diante. É aconselhável preparar uma demonstração de receita (lucros e perdas) e uma projeção de balanço patrimonial.

Determine os planos de ação

Nesta etapa, para atingir os resultados planejados, a empresa deve estabelecer a parte operacional, ou seja, quais ações serão postas em prática e os responsáveis por isso. Uma vez alinhado com suas equipes e mapeado os marcos, é hora de decidir como medir o sucesso. Defina parâmetros para medir e acompanhar o desempenho da sua empresa.