O mês de dezembro é um dos mais importantes para os varejistas porque significa que chegou o momento de planejar as vendas de Natal. Esse evento pode representar para pequenos e médios negócios até 40% de sua receita anual.

A expectativa é que as compras natalinas movimentem o comércio varejista, superando as vendas do Natal de 2021. Mas, talvez você ainda não saiba por onde começar a preparar sua loja para essa temporada, por isso vamos dar algumas dicas.

1 – Vitrine com decoração de Natal

Decorar sua vitrine com símbolos natalinos é fundamental. Isso inclui o Papai Noel, as renas, a árvore de Natal e muitas luzes. Tenha em mente que sua vitrine deve ser atrativa para chamar a atenção dos clientes que passarem em frente à loja. Mas não exagere, monte a decoração na medida certa.

Lembre-se também de planejar um novo visual para sua loja virtual, mude o layout da página inicial durante a temporada de Natal. Sem dúvidas, usar imagens inspiradoras em seus canais de venda é uma ótima maneira de estimular as pessoas a comprar.

2 – Ofereça cartões-presente

Promova cartões-presente alusivos ao Natal. Aproveite suas redes sociais para divulgá-los, bem como a loja física e a virtual. Os cartões-presente são muito populares na época de Natal, sendo assim, é uma forma de aumentar o faturamento da sua loja.

Pense também em oferecer embrulhos para presente com o tema natalino. É importante também planejar a quantidade de produtos que você pretende disponibilizar para que não haja falta de estoque. Faça os pedidos de mercadorias com antecedência ao fornecedor.

3 – Contrate vendedores temporários

De acordo com a demanda que você costuma atender nesta temporada, talvez seja necessário contratar mais vendedores. Divulgue as vagas o quanto antes para conseguir selecionar o pessoal certo e ainda fazer o treinamento da equipe.

4 – Garanta que seu site possa lidar com tráfego extra

Os lojistas que vendem através da internet devem se certificar de que seus e-commerces estão preparados para lidar com um grande volume de acessos. Caso você pense em executar campanhas de marketing online, teste a velocidade do seu site para não decepcionar seus visitantes quando tentarem fazer a busca por algum produto. A demora em carregar a página desestimula o consumidor a comprar na loja virtual.

Conclusão

Como você viu, basta seguir algumas etapas simples para garantir que suas vendas de Natal sejam um sucesso. Com o planejamento adequado você estará preparado para atender a demanda e assim aumentar sua receita.