A complexidade de gerenciar o estoque de seus produtos aumenta dependendo do volume e da natureza do seu negócio. Saiba que escolher o método mais adequado para gerir a sua mercadoria é fundamental para maximizar seus lucros e minimizar as perdas.

Estamos falando do método PEPS, que é uma forma de gerenciar estoques com eficácia. A sigla faz relação ao termo First In, First Out (FIFO), que vem do inglês, o que significa “o primeiro a entrar será o primeiro a sair”. 

Essa é precisamente a essência do método, sendo que é utilizado principalmente para gerenciar produtos perecíveis, com o objetivo de evitar a deterioração da mercadoria, o que gera perdas financeiras.

Como funciona o método PEPS?

O método de estoque PEPS funciona da seguinte forma: os primeiros produtos comprados serão os primeiros a serem vendidos. Esse sistema pode ser visto como um modelo teórico de fluxo real de produtos, usado no contexto da contabilidade ou finanças, bem como uma prática da cadeia de suprimentos.

O método PEPS foi projetado para limitar problemas de expiração ou obsolescência do estoque, que têm um impacto negativo sobre os produtos armazenados. Essa análise permite calcular o tempo de estoque, bem como a identificação de baixo giro ou estoque morto. 

O objetivo desse método é manter uma rotação adequada dos estoques, de forma que a mercadoria seja impedida de quebrar ou de ser danificada por passar muito tempo armazenada, garantindo assim a qualidade do produto.

Por que o controle do estoque é importante?

No mundo moderno dos negócios, onde tudo é feito em grande escala, o gerenciamento de estoque é uma questão muito importante a se considerar. Estocar produtos implica em custos, e reduzir custos é o objetivo fundamental de qualquer empresa.

Por outro lado, o bom gerenciamento de seus estoques depende da capacidade de resposta de sua empresa para atender com eficiência a solicitação de pedidos de seus clientes. Certamente, se despachar a coisa certa, na hora certa e com a qualidade esperada, o sucesso será garantido.

Como funciona o método PEPS?

A primeira coisa que você precisa fazer para aplicar esse método é ser muito claro sobre o valor de sua mercadoria. Isso será de vital importância não só para agilizar o processo, mas também para poder cumprir corretamente suas obrigações legais.

Vantagens e benefícios

Realizar a gestão de estoque pelo método PEPS oferece as seguintes vantagens:

– Uma rotação perfeita do produto, já que garante que o primeiro produto a entrar na prateleira seja o primeiro a sair dela.

– Prioridade à saída de produtos mais antigos, obsoletos ou com prazo de validade mais próximo.

– Aplicando esse método, evita-se a perda parcial ou total do valor do produto armazenado, ou sua desvalorização em função da data de fabricação.

Passos para implementar o método PEPS

As três variáveis ​​que você deve levar em consideração ao implementar esse método são o custo de cada produto, o número de unidades que entram e saem do estoque e a data de validade.

O próximo passo que você deve realizar é registrar esses dados para poder analisá-los posteriormente, de preferência com um programa de computador que automatize os cálculos e torne o processo muito mais dinâmico.

A dica é colocar as entradas do produto em uma coluna dupla junto com o preço de compra. Assim você obterá seu valor. Para saber o total, basta somar os valores colocados na coluna correspondente ao preço de todos os novos produtos.

Ao contrário, quando o produto for lançado, você selecionará o produto mais antigo para sua saída e, consequentemente, terá que subtrair seu valor da entrada mais antiga. Assim, ao somar o valor total do produto armazenado, você obterá o valor da sua mercadoria naquele momento.

Como você viu, com o método PEPS você avalia seu estoque com base no preço pelo qual você comprou o produto, não pelo qual irá vendê-lo.