O balanço de estoque é um processo importante que permite identificar se todos os produtos cosméticos armazenados em sua loja estão em condições satisfatórias para a venda. É preciso garantir que os números em seus registros correspondam ao estoque real atual, por isso é fundamental contar o estoque físico.

Embora essa tarefa possa ser exaustiva, é indispensável, mesmo que leve alguns dias para ser concluída. Para corrigir anormalidades, é indicado realizar o balanço de estoque anualmente, antes do final do ano de exercício financeiro. Isso dará a você a garantia de que seu sistema de gerenciamento de estoque está fornecendo informações precisas. 

Se os seus níveis de estoque forem imprecisos, você estará propenso a pedidos excessivos ou insuficientes. Isso pode afetar negativamente o desempenho do seu negócio e o atendimento ao cliente.

A seguir, confira 3 dicas valiosas para preservar o seu investimento em cosméticos.

1 – Faça um plano primeiro

Planeje seu balanço com antecedência para realizá-lo no momento adequado. Estipule um tempo para que sua equipe faça esse trabalho. Além disso, calcule quantos funcionários serão necessários.

O balanço permitirá que você identifique pontos fracos em seus processos de entrega, reserva e distribuição. Essas são áreas comuns onde o estoque é processado incorretamente e erros são cometidos no registro.

Saiba mais: Controle de Estoque: Você sabe manter a sua loja?

2 – Comunique-se com a equipe

Certifique-se de que sua equipe saiba o que precisa fazer, como fazê-lo e em que ordem. É fundamental que alguém que já tenha feito um balanço antes esteja envolvido no processo para dar instruções.

O objetivo principal do balanço é obter uma contagem precisa, portanto, a contagem deve ser feita da maneira certa. Por se tratar de uma tarefa repetitiva, um simples erro pode exigir que todo o trabalho seja refeito.

3 – Contagem precisa

Todos os itens armazenados em seu estoque devem ser contados. Se houver inúmeras discrepâncias, isso pode significar que os procedimentos de manuseio ou as medidas de gerenciamento de estoque são deficientes. 

Muito desperdício pode significar que as práticas de compras ou vendas precisam ser revisadas e, se certos itens estiverem em condições piores do que o esperado, isso pode ser remediado alterando sua localização no depósito.

Saiba mais: A importância da gestão de estoque para o crescimento da perfumaria

Conclusão

A precisão e o processo regular de levantamento de estoque favorecem a tomada de uma decisão bem informada e baseada em dados para investir nos produtos certos. Isso porque mostrará quais produtos estão vendendo e quais não estão e, portanto, em que investir.

Você também poderá ver quais são os itens que estão parados em estoque há muito tempo para eventualmente realizar uma liquidação. Manter seu estoque em níveis corretos garante a maximização de seus lucros, fornece um melhor atendimento ao cliente e, finalmente, fortalece sua posição competitiva no mercado.