Comemorações como o Dia das Mães sempre foram uma excelente maneira de dar um “upgrade” nas vendas, mas com a quarentena, a questão se torna um pouco mais complicada, já que a determinação é de isolamento.

Porém, mesmo em tempos assim, dá pra turbinar um pouco as vendas, apesar do baixo tráfego na loja. Saiba como a seguir.

Realize ofertas que gerem interesse no público

Nesse momento, é importante ter em mente que o consumidor médio está preferindo ficar mais resguardado, mas isso não significa que ele não queira aproveitar uma boa promoção quando ela surge.

Descontos, brindes e condições um pouco mais especiais de pagamento acabam sendo uma alternativa interessante para gerar mais tráfego na sua loja, e compensar outras questões.

Estratégias assim são um grande chamariz para os clientes de sua loja, e mostra que ela se preocupa em oferecer algo a mais ao seu público, além disso ajudar a girar o estoque.

Bom lembrar que se for fazer alguma ação promocional um pouco mais complexo, o ideal é treinar bem os vendedores para alinhar todos os detalhes possíveis.

Tenha contato com os clientes (sempre)

Nesse momento, é preciso manter o contato com o seu público-alvo de alguma forma. Uma dessas maneiras é estabelecer alguma comunicação de tempos em tempos, seja através de um e-mail marketing mandado com alguma mensagem para o Dia das Mães, seja através das próprias redes sociais da sua empresa.

Aproveite bem os dados de clientes já cadastrados para personalizar toda e qualquer mensagem enviada. Isso será um atrativo a mais.

Inclusive, é imprescindível que o seu comércio esteja nas redes de alguma forma. E, produzindo conteúdo. Por sinal, aproveite esses canais para fazer negociações, e até mesmo para combinar entrega de produtos.

Nesse momento, a internet pode ajudar bastante na complementação da renda gerada na loja física (por motivos óbvios).

Clientes antigos podem ser “convocados”

Acontece de até mesmo os clientes mais fidelizados deixarem de freqüentar sua loja e até mesmo de visitar o perfil dela nas redes sociais. Como proceder?

Simples: continue apostando no poder das mídias sociais para atrair de volta esses clientes, ainda mais nesse Dia das Mães. Ou seja, o negócio aqui é ganhar a atenção de clientes antigos de novo.

Daí vai depender da sua criatividade de como atrair esse público cativo novamente, seja através de “brindes de fidelidade”, seja para informar o lançamento de um novo produto.

Invista em um pós-venda caprichado

Quando um cliente recebe um produto, isso não significa que o seu trabalho acabou, ainda mais quando se tratam de ações envolvendo datas especiais, como o Dia das Mães. Na verdade, o pós-venda é tão importante quanto o ato da venda em si.

Lembre-se: primeiro, para conseguir uma boa fidelização, é necessário que haja um bom atendimento, especialmente, se após a compra o cliente precisar fazer uma troca do produto ou até mesmo uma reclamação.

É importante, nesse aspecto, especialmente em datas comemorativas, saber dar um bom feedback ao seu público. Inclusive, os chamados reviews dos produtos podem servir como ótima fonte de consulta, ajudando a manter o interesse do cliente, mesmo que a loja não esteja com grande fluxo.

Fique atento à experiência do cliente

Um dos pontos que mais fazem com que o consumidor se sinta atraído para uma loja, e depois fique fidelizado a ela, é se a sua experiência foi positiva ou não.

Nesse sentido, você pode experimentar algumas coisas, como ter stands especiais para o Dia das Mães em sua loja, além de caprichar na embalagem, fazendo o chamado “unboxing” do cliente ser um momento bastante agradável.

Nesse último aspecto, cabe fazer diferentes modelos de embrulhos, com alguns temas relacionados ao Dia das Mães (afinal, muitos consomem nessa data para presenteá-las). Se o produto vendido for um perfume, por exemplo, uma dica é borrifar um pouco a embalagem para que ela fique ainda mais personalizada.

No mais, é ser criativo, e tentar driblar esse momento para que o Dia das Mães em sua loja seja o mais positivo possível.