Hugo Boss de Ferdinand a Hemsworth: sinônimo de elegância e luxo

Hugo Ferdinand Boss é um nome que dispensa apresentações. Fundador da marca Hugo Boss, foi um estilista e empresário alemão. Ele abriu sua fábrica de roupas em 1924 em Metzingen, na Alemanha. Com uma equipe de 20 a 30 costureiras, a empresa produzia à mão uma grande variedade de peças de vestuário. 

Foi apenas na década de 1950 que a empresa começou a fabricar os ternos masculinos que mais tarde se tornariam o núcleo de sua identidade. Na década de 1960, quando ternos de boa qualidade demoravam muito para serem produzidos, a marca começou a fabricar seus primeiros ternos prontos para uso, lançando as bases para seu sucesso futuro. 

Quando os netos do fundador, Jochen e Uwe Holy, assumiram o negócio em 1969, isso marcou o primeiro capítulo de uma nova era da Boss. Em um período no qual reinavam ternos de os ombros estreitos e blazers trespassados, a BOSS estava na vanguarda.

Tempos de mudança

Em meados de 2010, Hugo Boss já possuía mais de 300 lojas de varejo em todo o mundo e uma infinidade de submarcas que vão desde roupas sociais a esportivas até casuais para homens e mulheres.

Foi então que o CEO da empresa, Claus-Dietrich Lahrs, procurou elevar ainda mais a marca investindo em roupas femininas de luxo, porém não deu certo. Depois de não cumprir as metas de crescimento, a marca recuou para onde era mais confortável, a categoria de ternos masculinos.

Já em 2019, com a pandemia da Covid que interrompeu os eventos formais, diminuíram as vendas de roupas pelas quais a marca é tão conhecida, pois os executivos foram forçados a trabalhar em home office.

Além disso, o mercado viu uma tendência mais ampla de casualização do público e o crescente impacto do streetwear na moda de luxo. Com a queda nas vendas da empresa ao longo de 2020, foi preciso fazer mudanças.

Os estilos de Hugo Boss

Os produtos da companhia estão disponíveis em mais de 100 países e 5 mil lojas de departamento. Após 70 anos dedicando-se à moda, a Hugo Boss lançou seu primeiro perfume, entrando assim em mais um rentável ramo de consumo.

Ao longo de sua trajetória de sucesso, a marca foi se especializando em diversos segmentos e, por isso, lançou submarcas específicas. Para homens, Boss Black, Boss Green, Boss Orange, Hugo e Baldessarini; e para mulheres, Boss Black, Boss Orange e Hugo.

Além dessas marcas, surgiu também em 2004 a Baldessarini, no entanto com uma característica autônoma. Entretanto, ela acabou superada pela linha Boss Black Selection.

Chris Hemsworth é o embaixador global da Hugo Boss

Armada com uma nova visão e equipada para uma nova era, Hugo Boss foi redefinida e agora explora novos horizontes com ajuda do astro de Hollywood Chris Hemsworth, que é o embaixador global da marca.

Tendo participado das campanhas de marketing de perfumes da Hugo Boss desde 2017, o ator australiano de 37 anos, mundialmente conhecido por seu personagem Thor, o Deus do Trovão, nos filmes da Marvel, apareceu em uma lista da Forbes dos dez atores mais bem pagos da última década.

O ator faz parte da franquia desde a primeira aparição em Thor (2011) e Vingadores (2012).

Para Boss, Chris exemplifica perfeitamente o homem moderno de hoje: autoconfiante e autêntico. Ele incorpora uma abordagem contemporânea de sucesso e masculinidade.

A escolha de Hemsworth, um surfista conhecido por seu jeito descontraído, também reflete a mudança de  Hugo Boss para looks mais casuais.