Paco Rabanne - a marca além das passarelas

Paco Rabanne é uma marca mundialmente conhecida no universo da moda. Mas seu sucesso vai além das passarelas. Seu fundador revolucionou o mercado com criações irreverentes, ousadas e inovadoras. Na indústria de fragrâncias não foi diferente.

Paco Rabanne nasceu na Espanha em 1934 e morreu em 3 de fevereiro de 2023 aos 88 anos. Ainda jovem, ele fugiu para Paris com sua mãe durante a Guerra Civil Espanhola em 1939, depois que seu pai foi capturado e executado. Estabelecida em Paris, a mãe tornou-se costureira do famoso estilista Cristóbal Balenciaga, mas a entrada de Paco Rabanne na indústria da moda viria mais tarde. 

Ele cursou arquitetura e para pagar os estudos começou a desenhar, fornecendo grandes criações aos designers de bolsas e sapatos. Logo, ele passou a criar bijuterias, incluindo botões e bordados diferenciados. Paco Rabanne trabalhou para grandes nomes como Nina Ricci, Balenciaga e Hubert de Givenchy.

A primeira coleção de Paco Rabanne

A primeira coleção de Paco Rabanne foi um sucesso. Em 1966 ele promoveu um desfile com joias de grandes dimensões em formas geométricas e cores brilhantes. Isso também marcou o início de seus experimentos com materiais incomuns, muitas vezes combinados com elementos metálicos.

A coleção foi batizada de ‘Doze vestidos inutilizáveis ​​em materiais contemporâneos’. As modelos desfilaram descalças, o que chocou o público. Isso ajudou a estabelecer sua reputação como revolucionário. A coleção possibilitou às mulheres rejeitar os tecidos usuais de seda e cetim, optando por metal e plástico.

O trabalho de Paco Rabanne se caracterizou pela rejeição das técnicas tradicionais da alta costura. Em vez disso, ele preferiu explorar materiais inovadores, incluindo diferentes maneiras de montá-los. Coco Chanel o chamou de “o metalúrgico”, enquanto seus outros experimentos notáveis ​​com a moda incluíam vestidos de papel.

O crescimento da marca

Depois de Paco Rabanne estabelecer parceria com a PUIG, empresa de moda e fragrâncias, o seu primeiro perfume lançado foi Calandre, em 1969.

Em 1987, a PUIG adquiriu todo o negócio de Paco Rabanne. Porém, as fragrâncias, assim como as licenças de outros produtos, possibilitaram na época que ele continuasse sua jornada fashion sem sofrer com as baixas margens de lucro muitas vezes associadas à alta costura. 

Os perfumes de Paco Rabanne

Calandre

Calandre abriu as portas da perfumaria para Paco Rabanne. Uma fragrância com assinatura fresca, metálica, sedutora, provocante, iconoclasta. Calandre é um perfume vanguardista para as mulheres. A embalagem minimalista foi criada para confundir os conceitos de feminilidade. Um retângulo de vidro é encaixado em uma estrutura de metal única. O design vertical foi inspirado no edifício da ONU de Nova York. Arquitetura pura e atemporal. A fragrância é uma sensação, uma revolução floral intensa com toques de bergamota. Um perfume ultrafresco que faz a pele formigar. Radical e experimental, como a moda e o estilo de Paco Rabanne. Os metais rosa se unem às notas florais e aos toques de lírio verde do vale. Os aromas de madeira de sândalo e vetiver lembram passeios na floresta e relva macia sob os pés. Essa fragrância viciante se destaca por toque atalcado – Calandre é um verdadeiro ícone da perfumaria.

1 Million

O perfume masculino 1 Million de Paco Rabanne é uma fragrância amadeirada especiada conhecida por suas características distintas. O formato do frasco lembra uma barra de ouro. Ele deu origem a uma linha de perfumes irresistíveis, começando por 1 Million Parfum que pertence à família olfativa de couro floral, compartilhando semelhanças com o perfume original, mas com maior intensidade e profundidade. Outra variação é o 1 Million Elixir que reflete as diferentes facetas da fragrância com suas notas sensuais.

1 Million Royal

O mais novo perfume 1 Million Royal de Paco Rabanne é uma edição limitada do icônico 1 Million, sendo classificado como um perfume amadeirado especiado, assim como o original, mas com um toque diferenciado. Trata-se de uma fragrância mais desafiadora, pois mistura notas amadeiradas frescas e extravagantes com lavanda energizante e benzoin sensual.

Lady Million

Lady Million de Paco Rabanne é conhecido por sua elegância e feminilidade, combinando notas florais com toques frutados. Dando seguimento a linha, a fragrância Lady Million Empire evoca um mundo de prazer e emoção através do aroma das flores. Por outro lado, o perfume Lady Million Fabulous foi formulado para a mulher cujos desejos transcendem o cotidiano com um toque floral ambarado.

Lady Million Royal

Do reino de Lady Million, Paco Rabanne lança o perfume Lady Million Royal, que é uma expressão audaciosa de sensualidade numa fragrância floral deliciosamente frutada que libera a autenticidade das mulheres. Com notas da suculenta romã combinadas com um buquê floral irresistível e uma base de caxemira, revela o que elas têm de melhor.

Phantom

Lançado em 2021, Phantom tem a essência da autoconfiança alimentada por boas energias. Um perfume aromático e futurista nascido na era tecnológica. Usando um processo criativo para selecionar ingredientes que oferecem mais energia, é uma fragrância poderosa e sexy com um frasco inovador em forma de robô.

Fame

O frasco de Fame é uma reinterpretação do icônico vestido de malha de metal de Paco Rabanne. Ele reflete de forma inequívoca a estética da marca e sua proposta inovadora. A fragrância é descrita como irresistível, destinada apenas aos ícones. Uma assinatura olfativa que combina jasmim arejado, manga suculenta e incenso viciante. Capturando o irresistível espírito parisiense da mulher Paco Rabanne, Fame celebra uma nova era de feminilidade. Brincalhona, sensual e empoderada, ela é a expressão essencial do estilo vanguardista de Paco Rabanne.

Invictus

Invictus de Paco Rabanne oferece uma atmosfera rica, envolvente e intensa. A fragrância foi inspirada na emoção do esporte e convida a descobrir a sensação da vitória. A versão Invictus Platinum foi elaborada para homens determinados que enfrentam qualquer desafio para atingir seus objetivos. Já o perfume Invictus Victory desperta ainda mais a vontade de vencer, traduzindo a verdadeira masculinidade moderna.

Invictus Victory Elixir

O ápice da intensidade de Invictus é o lançamento de Invictus Victory Elixir. Com notas de incenso misterioso em fusão com patchouli indonésio, ele possui a composição perfeita para os homens superarem seus limites e alcançarem a vitória. Essa deliciosa fragrância é composta do néctar do licor de fava tonka, o que acrescenta mais profundidade e elegância.

Olympéa

Inspirado na deusa grega mitológica Olympéa, este perfume feminino oriental fresco chegou para fortalecer as deusas dos tempos atuais. Já a versão Olympéa Solar é âmbar floral em um buquê radiante com as características da Deusa Amazona, que é poderosa e independente. A linha Olympéa também é composta da edição Olympéa Blossom, que forma um jardim florido, mais sexy do que nunca.

Olympéa Flora

O novo lançamento de Paco Rabanne, Olympéa Flora, é a reencarnação da Deusa ainda mais feminina, extremamente elegante, confiante e sensual. Com notas de rosas frescas e peônias combinadas com sorbet de groselha e baunilha suave, deixa um rastro de mistério, expressando suas facetas.

XS

O XS para eles é classificado como um perfume floral sofisticado que combina notas florais com elementos amadeirados. Por outro lado, XS Pure é uma fragrância forte, mas não avassaladora, sendo perfeita para homens que querem se destacar de forma sutil. É uma escolha perfeita para eventos noturnos, ocasiões especiais e encontros românticos. A outra versão, XS Black é uma fragrância projetada para homens modernos e confiantes. Ela tem um aroma que chama a atenção, sendo ideal para causar uma impressão duradoura.

XS for Her

Provocante e selvagem, XS for Her leva ao ápice do êxtase. A versão XS Pure é para mulheres que sabem usar todo o seu sex appeal em seu favor.  É um verdadeiro elixir do prazer com notas magnéticas que exalam sensualidade. O seu contraste é a fragrância inocente e sensual XS Black, que compõe a linha feminina XS. Um perfume com espírito rebelde,  porém doce, com um toque fresco.

O legado inigualável de Monsieur Paco Rabanne

“Nasce o movimento de vestir o investível. Entre as figuras mais seminais do século 20, o legado de Monsieur Rabanne permanecerá uma fonte constante de inspiração. Somos gratos a ele por estabelecer nossa herança de vanguarda e definir um futuro de possibilidades ilimitadas.”

Fonte: https://fashion.pacorabanne.com/en-eu/pages/monsieur-paco-rabanne