Burberry é uma das marcas inglesas mais icônicas de todos os tempos, com uma longa e fascinante história que a torna muito importante no mundo da moda. A inovação sempre esteve na vanguarda da empresa, desde a sua fundação em 1856.

Com o objetivo de criar roupas que protegessem as pessoas da instabilidade do clima inglês, o criador Thomas Burberry revolucionou o vestuário da época. A invenção do gabardine, o primeiro tecido impermeável do mundo, ajudou a marca a ser pioneira no trench coat como o conhecemos hoje.

O xadrez que virou marca registrada

O trench coat com padrão xadrez começou a ganhar atenção em aparições nos filmes de Hollywood. Grandes artistas como Greta Garbo e Gloria Swanson usavam o casaco em filmes, ajudando a popularizá-lo entre os espectadores na década de 1920.

A Burberry começou a anunciar seu trench coat feminino na década de 1930, mas foi em 1940 que a peça realmente consolidou seu lugar na história da moda. Graças a Humphrey Bogart vestindo um casaco Burberry no filme Casablanca de 1942, que apresentou uma das cenas mais românticas da história.

Hoje, é sem dúvida, o design mais icônico da marca. Instantaneamente reconhecível seja em um cachecol ou em uma bolsa. O design tartan escocês com detalhes em preto, vermelho e branco em um fundo bege foi um símbolo de status muito cobiçado, sendo uma marca registrada da Burberry.

Burberry na perfumaria

A linha de beleza da Burberry é liderada pelas fragrâncias My Burberry e Mr Burberry, representando o estilo britânico por excelência. Produtos cosméticos também estão incluídos para ajudar a apresentar sua marca a novos consumidores.

A empresa, que retomou o negócio de perfumes em 2013, disse que manteria o controle criativo enquanto a Coty, que conta com Gucci, Hugo Boss e Calvin Klein em seu portfólio, traria sua rede de distribuição global para o negócio.

O perfume feminino My Burberry é uma fragrância floral que lembra o aroma dos jardins londrinos. Esse perfume foi inspirado no famoso trench coat da marca. As notas de topo são Bergamota, Mandarina, Toranja e Limão em fusão com a Frésia, Gerânio, Pêssego e Maracujá. As notas de fundo são Rosa Damascena, Almíscar, Couro e Violeta.

Por outro lado, o perfume masculino Mr. Burberry foi inspirado na vida noturna de Londres. Uma fragrância amadeirada que exalta a sensualidade dos homens. Formulada com ingredientes que combinam notas aromáticas frescas com especiarias, Mr. Burberry transmite charme e elegância. As notas de âmbar e vetiver revelam a energia dos bares londrinos em sintonia com homens sofisticados e sensuais.