Estamos a poucos dias do Carnaval, momento ideal para promover ações estratégicas para aumentar as vendas da sua loja de cosméticos. Claro que isso não acontece apenas no Carnaval, outras datas também são importantes como Dia das Mães, Black Friday e o Natal.

O que deve ser levado em consideração é a especificidade de cada evento e suas características, e assim se adequar a eles e, a partir daí, preparar sua loja para atrair mais clientes, oferecendo seus melhores produtos. 

Para saber como aproveitar o carnaval para vender mais, confira algumas dicas!.

1 – Adapte sua loja ao clima do evento

Carnaval é significado de muita folia, música, brilho e fantasias. Então, a dica é levar todo esse clima para dentro da sua loja. Recomenda-se usar cores diferentes e elementos típicos da festa. Decore sua vitrine e o interior da loja com itens relacionados ao tema.

Adaptar sua loja à estética carnavalesca vai transmitir alegria e boas vibrações ao cliente. O mesmo vale para as redes sociais e outros canais de comunicação. Caso você tenha um site, apresente um banner atrativo na sua página inicial com suas melhores ofertas.

2 – Ofereça brindes e descontos

Não é uma regra, mas é sempre uma boa ideia agradar os clientes com um brinde especial. Algo simples como uma lixa de unhas pode gerar bons resultados em termos de fidelização dos clientes. Essa iniciativa também serve para atingir um novo público e convidá-lo a fazer sua primeira compra. 

Na semana de carnaval você também pode oferecer descontos nas compras. Tenha em mente que não é necessário que todos os seus produtos estejam em promoção. A recomendação é escolher estrategicamente em quais aplicar o desconto. 

3 – Sessões de maquiagem na loja

Sessões de maquiagem são sempre atrativas, ainda mais quando há um profissional da área dentro da sua loja para solucionar dúvidas. A dica é convidar um maquiador para produzir makes carnavalescos.

Aproveite para divulgar as marcas de maquiagem que oferecem sombras, blush e iluminadores com muito brilho, o que tem tudo a ver com o carnaval. Para tornar esse momento ainda mais agradável, promova a degustação de sucos.

4 – Use e-mail marketing 

Se você ainda não se comunica com seus clientes por e-mail marketing, esse é um bom momento para começar. Em feriados e datas comerciais, os consumidores tendem a ficar mais atentos aos e-mails, pois sabem que as promoções chegarão.

Isso é uma vantagem para os negócios. Além disso, atualmente configurar campanhas de e-mail é muito simples e intuitivo. Para o carnaval, não se esqueça de enviar mensagens com uma estética festiva divulgando todas as ações que serão promovidas em sua loja. 

5 – Aproveite as redes sociais

Os clientes estão nas redes sociais, então os lojistas também precisam estar. Mas, atenção, as pessoas não entram nas redes para comprar, mas para conversar e se distrair com um vídeo engraçado. As empresas devem entender essa dinâmica para gerar ações adequadas para seu público-alvo. 

Compartilhar conteúdos valiosos relacionados aos seus produtos é uma boa estratégia para gerar engajamento nas nas redes sociais. Tudo isso, claro, pode ser acompanhado por uma ação de venda, mas o objetivo aqui não é vender diretamente. Primeiro você precisa capturar a atenção, depois convidá-los a comprar. 

Categorias que você deve destacar em sua loja

Maquiagem: em sua loja, crie um espaço para produtos de maquiagem. Se houver novidades ou lançamentos, a dica é promovê-los com mais destaque.  

Produtos Solares: no verão, focar em produtos solares é essencial. Ainda mais para quem vai curtir o carnaval em blocos de rua se expondo diretamente ao sol. Portanto, a dica é exibir em sua loja as marcas que oferecem bronzeadores e protetores solar para o corpo e o rosto, com várias texturas para diferentes tipos de pele.

Perfumes leves: garantir um aroma agradável durante várias horas de folia é fundamental. Para essa ocasião, os lojistas devem selecionar perfumes leves que proporcionem mais frescor nos dias de folia.