Farmacia on Demand - O projeto sob medida da Bim Distribuidora para drogarias e farmácias

O setor de Cosméticos e Perfumaria registrou alta de vendas em farmácias e drogarias, demonstrando que têm aumentado a busca por esses produtos nestes locais tradicionalmente conhecidos pela venda de medicamentos.

A Bim Distribuidora criou o projeto Farmácia On Demand para aproveitar o tráfego e o potencial das farmácias e drogarias de todo o Brasil de comercializar itens desejados por consumidores de perfumaria. Dessa forma, é possível proporcionar uma melhor experiência de compra a esse público, aumentando a receita e o ticket médio do segmento.

Vendas de cosméticos em farmácias e drogarias

Venda de Cosméticos em farmácias e drogarias
Venda de Cosméticos em farmácias e drogarias

A crescente demanda por maquiagens, perfumes, produtos de cuidados com a pele e com os cabelos tem sido um dos principais impulsionadores da expansão do portfólio das farmácias e drogarias. Sendo assim, itens que antes eram mais procurados em perfumarias estão emergindo como uma parte importante na composição das receitas desses estabelecimentos.

Há vários motivos para as pessoas escolherem comprar produtos de beleza nas farmácias e drogarias, como a conveniência, a facilidade em encontrar o item, a possibilidade de ganhar um desconto, além do bom atendimento.

No entanto, para obter um ótimo desempenho em vendas, é preciso investir em diferentes estratégias para chamar a atenção das pessoas. Por exemplo, exibir um mix de produtos de forma visível em espaços dedicados aos cosméticos.

Espaço Farmácia on Demand no showroom da Bim Distribuidora na Beauty Fair 2023

Espaço Farmácia on Demand no maior Showroom da história da Bim

A Bim Distribuidora preparou um estande premium para o seu showroom, no segundo andar do Expocenter Norte, em São Paulo, durante a Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas.

Com o objetivo de simular a ambientação das diversas categorias de produtos de seu imenso portfolio nos diferentes segmentos do varejo, a Bim criou as estações – espaços destinados a entregar ao lojista uma experiência inovadora.

Segundo Daniele Laranjeiras, coordenadora de Trade e Sell-out canal Farma da Bim Distribuidora:

“A estação Farmácia on Demand, foi especialmente desenhada para o segmento farmacêutico, tendo recebido um número significativo de visitantes interessados em implementar a ideia nos seus negócios. Dentre as marcas participantes do projeto Farmácia On Demand estão: Océane, Eudora Glam, Eudora Fragrâncias, Cadiveu, Inoar, Hidratei, Lola Cosmetics, Deva Curl, Go, Up2You, The Creams, entre outras.”

A exposição correta dos produtos influencia no crescimento

As farmácias e drogarias devem estabelecer uma estratégia para a exposição de produtos cosméticos em suas lojas para atrair mais clientes. É importante manter no local um padrão semelhante ao da perfumaria, usando corretamente as testeiras e outros indicativos, para que o público identifique facilmente as marcas e produtos que deseja.

Outra dica é manter os itens visíveis tanto na vitrine quanto em cestos mais próximos da porta de entrada. Assim, com um bom catálogo de produtos, é possível conquistar os clientes.

Por fim, a expectativa dos empresários do mercado farmacêutico é que esse setor continue crescendo, tendo e vista que em 2022 a alta foi de 12%. Apenas no primeiro semestre, o faturamento foi de R$ 166,46 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias.