As drogarias, que antes eram vistas apenas como um local para comprar medicamentos e outros produtos relacionados à saúde, hoje se tornaram um canal cada vez mais requisitado para aquisição de produtos de perfumaria. Vamos entender esta guinada no comportamento do consumidor, avaliando primeiramente os motivos desta mudança.

Os últimos anos foram marcados pela pandemia da Covid-19, o que levou a população brasileira a procurar com mais frequência as farmácias em busca de medicamentos, álcool em gel, máscaras de proteção e outros itens essenciais naquele momento.

O setor farmacêutico é muito forte no Brasil e tem crescido cada vez mais a cada ano. É um mercado que atende diferentes públicos. Atualmente, são 86.552 farmácias espalhadas em diversas regiões do país.

O mercado farmacêutico está em alta

Diferente de outros setores afetados economicamente pela pandemia, o varejo farmacêutico reagiu bem nesse cenário de crise e registrou alta de 7,9% nas vendas em 2021.

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), esse crescimento se deve ao aumento de testes rápidos para detectar o vírus da Covid, as vacinas e a medição de pressão arterial e de glicemia. A prestação desses serviços ampliou as operações das drogarias.

Por outro lado, os consumidores passaram a preferir comprar por meio da internet. Nesse cenário, as farmácias ampliaram seu faturamento.

Segundo pesquisa realizada pela Criteo, nos últimos dois anos, 56% dos consumidores compraram medicamentos pela primeira vez via online. Essa é uma tendência que se consolidou com a pandemia.

Atualmente, o Brasil é o principal mercado farmacêutico da América Latina, respondendo por aproximadamente 2% da economia mundial. Hoje, as drogarias representam 7% do total dos maiores varejistas do Brasil, assim sendo, dos 300 maiores varejistas nacionais, 21 são farmácias.

Para muitas pessoas, as drogarias se tornaram um ponto de conveniência, porque oferecem uma série de produtos distribuídos em diferentes categorias. Além dos itens tradicionais encontrados em uma farmácia, os consumidores também têm a opção de comprar produtos de higiene, ortopédicos, dermocosméticos, alimentos e até mesmo de cuidados com os pets.

Aumento crescente de perfumes e maquiagem na expansão do portfólio

A crescente demanda por produtos de beleza e cuidados pessoais tem sido um dos principais motores da expansão do portfólio das drogarias. Perfumes, maquiagem e itens de cuidados com a pele e os cabelos, que antes eram buscados exclusivamente nas perfumarias e grandes lojas dos segmento de beleza estão emergindo como uma parte importante na composição das receitas desses estabelecimentos.

Em geral, a opção dos consumidores em comprar nas drogarias os itens de perfumaria, que podem ser entendidos como tudo o que não é medicamento vendido nas farmácias, resultou em crescimento do setor nos estabelecimentos do Brasil. É o que aponta levantamento realizado pela startup do ramo farmacêutico, MyPharma, localizada em Toledo, região oeste do Paraná. O estudo mostra que houve um aumento de 51% nas compras de produtos de perfumaria em farmácias nos últimos anos.

Mercado de drogarias em 2023

A expectativa dos empresários do setor de farmácias é que esse mercado continue crescendo em 2023. Tendo em vista os bons resultados alcançados em 2022, o setor está otimista.

Ano passado foi registrado um crescimento de 12%. Apenas no primeiro semestre, o mercado farmacêutico faturou R$ 166,46 bilhões.

A projeção é que este segmento cresça mais 11,5% em 2023, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias.