Sustentabilidade e veganismo: a onda do bem que invadiu o segmento de beleza

A sustentabilidade e o veganismo no segmento de beleza são uma tendência que tem incentivado muitas marcas a adotar padrões mais responsáveis em relação ao meio ambiente e aos animais. Dessa forma, a indústria tem a oportunidade de contribuir para um mundo mais sustentável.

O veganismo refere-se ao movimento que busca a criação e o uso de produtos de beleza livres de ingredientes de origem animal e que não envolvem testes em animais. Assim é possível atender às preferências éticas dos consumidores, bem como promover uma mudança positiva na forma como os produtos são desenvolvidos, fabricados e comercializados.

A sustentabilidade envolve a integração de práticas e abordagens que minimizem o impacto ambiental, social e econômico ao longo de toda a cadeia de produção, desde a obtenção de matérias-primas até o descarte do produto final.

Sendo assim, fornecer informações detalhadas sobre a origem e a produção dos ingredientes utilizados nos produtos tende a aumentar a transparência e a confiança dos consumidores.

Sustentabilidade na perfumaria

Muitas marcas de perfumes têm escolhido ingredientes naturais, orgânicos e de origem sustentável para formular suas fragrâncias. Além disso, tem usado métodos alternativos de teste que não envolvam animais. O objetivo é estabelecer uma abordagem sustentável à medida que mais consumidores buscam produtos alinhados com seus valores de proteção animal e responsabilidade ambiental.

A seguir, confira algumas marcas que produzem produtos de beleza veganos e eco-amigáveis.

Giorgio Armani

Os perfumes femininos e masculinos de Giorgio Armani são muito desejados. Agora, a marca aderiu aos frascos refiláveis – projetados para serem reabastecidos com o perfume quando ele acabar, em vez de serem descartados. Além disso, a utilização de ingredientes de origem sustentável, que priorizam os agricultores comprometidos com as boas práticas de proteção ao meio ambiente, reforça o compromisso da marca para reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental. Essa opção é encontrada nas fragrâncias: Acqua di Giò, My Way e Armani Code.

Saiba mais: Giorgio Armani apresenta a versão parfum refilável de Acqua di Giò para o Dia dos Pais

Lancôme com La Vie est Belle refilável

A icônica fragrância feminina da Lancôme é um buquê floral gourmand inebriante que deixa um rastro de sedução por onde passa. O frasco de La Vie Est Belle – um dos perfumes femininos mais vendidos no mundo – foi reinventado para torná-lo mais sustentável. Mantendo o mesmo design, agora ele é recarregável e reciclável.

Eudora

Alinhada com as expectativas dos consumidores preocupados com o meio ambiente, a Eudora adotou uma pegada cruelty free e sustentável. A marca oferece dezenas de produtos livres de ingredientes de origem animal nas categorias: maquiagens, fragrâncias, cuidados com a pele e cuidados capilares.

Up2 You

Up2 You é uma marca fundada com o propósito de proporcionar mais beleza e saúde aos consumidores por meio de cosméticos não testados em animais e com componentes naturais de alta performance. Os produtos da marca são certificados com o selo “Eu Reciclo”, pois optou por usar embalagens recicláveis, biodegradáveis e de origem sustentável.

Lola

A marca de cosméticos Lola também se preocupa com as pessoas, os animais e o mundo, por isso aderiu ao veganismo na composição de seus produtos. Ingredientes como óleos minerais, derivados de petróleo, parafinas e silicones solúveis não fazem parte de suas formulações. O objetivo da empresa é oferecer aos consumidores produtos mais naturais com fórmulas verdes.

Beyoung

Beyoung é uma marca que acompanha de forma minuciosa o desenvolvimento de seus produtos para garantir que sejam 100% veganos e cruelty free. Ao adotar essas práticas mais sustentáveis, a empresa cria produtos de beleza que sejam não apenas eficazes e esteticamente agradáveis, mas também éticos.

Conclusão

O segmento da beleza tem um papel significativo na conscientização sobre questões ambientais. A transição para práticas mais sustentáveis não apenas beneficia o meio ambiente, mas também pode fortalecer a reputação das empresas e atender às expectativas crescentes dos consumidores por produtos éticos e responsáveis.