Dia dos Pais - Confira as tendências do consumidor

O Dia dos Pais é uma data importante para diversos setores de mercado, incluindo o setor da beleza. A expectativa para este ano é que as vendas superem os números do ano passado. Sem dúvida, essa é uma oportunidade incrível para os lojistas conquistarem um público mais amplo.

Para os consumidores, o dia representa uma ocasião para prestar uma homenagem especial aos pais. Por outro lado, para os lojistas, significa uma grande oportunidade para vender mais. Então, saber o que os consumidores procuram e por meio de quais canais é fundamental para estabelecer uma estratégia de vendas eficiente.  

Embora não seja uma data comemorada na mesma intensidade do que o Dia das Mães, não há dúvidas de que tem potencial para ampliar o faturamento de muitos varejistas. Portanto, na hora de montar uma estratégia de vendas para esta sazonalidade, é importante considerar as tendências do consumidor.

Analise o perfil dos consumidores

O Dia dos Pais é uma ocasião em que muitas pessoas procuram presentear seus pais ou figuras paternas de suas vidas. Os consumidores tendem a gastar tempo e recursos na busca do presente perfeito.

Sendo assim, lembre-se de selecionar produtos das melhores marcas para proporcionar uma boa experiência de compra aos clientes, levando em consideração as motivações e necessidades específicas do seu público. De fato, oferecer uma experiência de compra diferenciada pode ser determinante para o sucesso nas vendas do Dia dos Pais.

Lojas físicas ou virtuais?

A Mindminers, plataforma que combina tecnologia e pesquisa digital, divulgou em 2021 uma pesquisa mostrando que 68% dos consumidores comprariam os presentes para o Dia dos Pais em lojas físicas. Já em 2022, os dados levantados apontam para mais de 70%. Portanto, em 2023, a expectativa é que essa alta se mantenha.

Mas, mesmo que tenha crescido a preferência pela compra presencial, as lojas virtuais continuam sendo um canal de compra importante. Segundo a pesquisa, 51% dos entrevistados consideram comprar presentes para o Dia dos Pais em lojas online. Dessa forma, os varejistas que oferecem uma experiência multicanal têm mais chances de registrar um número maior de vendas.

Produtos mais procurados

Na pesquisa com os consumidores, os perfumes e produtos de skin care estão em alta, além de produtos eletrônicos e itens de vestuário. No segmento de perfumaria, as fragrâncias nacionais e internacionais com a chancela de celebridades são muito desejadas. Para os cuidados pessoais, produtos para a pele, barba, cabelo e bigode são mais procurados.

Lembre-se de escolher uma distribuidora de perfumes e cosméticos confiável. Isso vai garantir a legitimidade dos produtos, especialmente os perfumes importados. Nesse quesito, é sempre bom atentar para a presença do selo ADIPEC nas marcas que contam com essa garantia.

Então, desenvolva promoções exclusivas para o Dia dos Pais para atrair mais clientes. Isso pode incluir descontos, pacotes promocionais, brindes ou frete grátis para compras acima de um determinado valor. Certifique-se de comunicar claramente essas ofertas por meio de campanhas de marketing em todos os seus canais de venda.

Conclusão

Por fim, comece a se preparar para essa data comemorativa, a dica é revisar seus dados de vendas e tendências passadas referentes ao Dia dos Pais para entender melhor o comportamento do consumidor e quais produtos são mais populares nessa época. Isso pode ajudar na seleção de produtos, previsão de estoque e planejamento de campanhas de marketing.

Além disso, prepare sua equipe de vendas para lidar com um maior volume de clientes e para fornecer um atendimento de qualidade. Certifique-se de que eles conhecem os produtos e as promoções especiais do Dia dos Pais e que são capazes de oferecer recomendações personalizadas.