Para a maioria dos consumidores, os perfumes com aparência sofisticada a preços baixos são uma boa compra. Mas, se for uma imitação não será um bom negócio. Um perfume falsificado pode fazer mal à pele.

Por isso é importante que os lojistas e distribuidores trabalhem apenas com perfumes que tenham o SELO de Garantia de Procedência e de Qualidade Assegurada emitido pela Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares (ADIPEC).

É importante informar os clientes da importância de comprar perfumes com origem comprovada. Afinal, a pessoa estará borrifando a fragrância no pescoço e nos pulsos, que são partes sensíveis do corpo, então, ter ingredientes ativos que podem colocar a vida em perigo é um risco muito sério.

O que é o SELO ADIPEC?

Para ajudar a combater a falsificação e a pirataria de perfumes, foi criado o SELO ADIPEC. Trata-se de uma pequena etiqueta autoadesiva, com cerca de 15×15 mm. Nela consta o nome do importador/distribuidor, bem como um código criptografado.

Isso possibilita o rastreio do produto, ou seja, a loja onde o perfume foi adquirido poderá ser identificada. Para maior segurança, o SELO apresenta elementos gráficos que podem ser vistos apenas com a utilização de um dispositivo especial.

Novo SELO ADIPEC “Champion”

O novo SELO ADIPEC “Champion” apresenta uma nova cor, um exclusivo efeito de relevo holográfico que junto com outros elementos de segurança, representam um grande avanço tecnológico no combate à falsificação.

Com esse novo SELO, a Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares garante aos consumidores a certeza de estarem adquirindo um produto de procedência e de qualidade assegurada, tanto naqueles adquiridos nas lojas físicas quanto nas lojas virtuais (internet).

O SELO ADIPEC, registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é usado obrigatoriamente por todos os associados que importam e distribuem perfumes, com o objetivo de garantir ao consumidor tanto a origem e a legalidade, como a qualidade dos produtos comercializados.

O SELO possui ainda uma propriedade autodestrutível que torna impossível a sua remoção para reutilização em outro produto. É colado diretamente sobre o cartucho de cartolina e/ou envoltório de celofane/polipropileno que envolve a embalagem (caixa) do perfume, juntamente com a etiqueta de adequação do produto exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA, e somente é liberado para o uso exclusivo dos seus Associados, após ser comprovada, por auditores independentes, a origem legal do produto.

Por que o Selo ADIPEC é um diferencial para vender mais?

Além do SELO ADIPEC oferecer um maior valor agregado ao perfume comercializado, é uma garantia para o comprador saber que está adquirindo um produto de qualidade assegurada, seja em uma loja física ou em uma loja virtual.

Registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o SELO deve ser usado obrigatoriamente por todos os importadores e distribuidores de perfumes. Definitivamente, é um atestado de origem e legalidade.

Certamente esse diferencial levará ao aumento das vendas. Isso porque as marcas que demonstram preocupação com a saúde das pessoas são mais bem vistas.

A importância de conscientizar os clientes

Perfumes falsificados geralmente contêm substâncias tóxicas. Podem causar reações alérgicas, irritação na pele, vermelhidão, inchaço, erupções cutâneas e queimaduras. O comerciante deve reafirmar sua responsabilidade social e alertar os consumidores sobre os riscos de comprar perfumes sem o Selo da ADIPEC.

Conscientizar sobre os males causados pela pirataria mostra o comprometimento do lojista com o bem estar de seus clientes. Também é fundamental ressaltar que o dinheiro gasto em produtos falsificados apoia o crime organizado.

Conclusão

Por fim, estabelecer um bom relacionamento com os clientes deve ser sua prioridade, sendo que tudo começa transmitindo confiança na compra de seus produtos. Afinal, sua credibilidade está em jogo, por isso use o SELO da ADIPEC como um diferencial para ampliar as vendas.