O ano de 2022 foi marcado pela instabilidade na economia, consequência da pandemia da Covid-19 que desde 2020 tem impactado diferentes segmentos de mercado. Nesse contexto, muitos lojistas se perguntam se vale a pena investir na Black Friday 2022.

De acordo com especialistas, a resposta é sim, já que a expectativa é de que o evento bata o recorde de vendas de 2021. No entanto, é importante lembrar as lições que ficaram da pandemia como as compras online e a experiência omnichannel.

Atualmente, a transformação digital deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade no mercado. Portanto, em sua estratégia para a Black Friday deste ano, que acontece no dia 25 de novembro, considere as mudanças que ocorreram no comportamento do consumidor nos últimos anos.

O que podemos aprender com os números da Black Friday de 2021

A Black Friday do ano passado registrou um faturamento de R$ 5,4 bilhões. Em comparação com 2020, isso representa um aumento de 5,8%. As categorias que mais venderam foram de Eletroportáteis e Eletrodomésticos, bem como Moda e Acessórios e Beleza e Perfumaria.

Neste cenário, ter uma loja virtual é fundamental para vender mais. Mesmo que você tenha uma loja física, a oferta de seus produtos através da internet tende a impulsionar suas vendas. Embora as crises econômicas afetem os hábitos de compra, algumas categorias de produtos estão sempre em alta como Beleza e Perfumaria. 

É importante destacar também que o valor baixo do frete e a entrega rápida também influenciam na decisão de compra. Oferecer uma experiência omnichannel também é importante. Estamos falando de clientes que trafegam por vários canais de venda e não diferenciam o online do offline. Ou seja, a loja física da loja virtual ou das redes sociais.

Garanta uma boa experiência de compra para o cliente

Da mesma forma que ocorre em outras datas comemorativas como o Dia das Mães e o Natal, na Black Friday você deve oferecer uma experiência positiva para incentivar compras recorrentes e a fidelização dos clientes.

Uma boa dica é definir políticas de troca e reembolso para garantir que o consumidor compre com mais confiança. Além disso, foque no bom atendimento em todos os seus canais de venda.

Use as redes sociais

Tanto as lojas físicas quanto as virtuais devem usar as redes sociais para dar mais visibilidade as suas ofertas e estimular o engajamento dos clientes. Na Black Friday, os lojistas que tem investido em mídia paga para promover seus anúncios tem obtido melhores resultados.

A vantagem do sistema de publicidades de plataformas como o Facebook e o Instagram é a segmentação precisa do seu público-alvo para que seu anúncio alcance potenciais clientes.