A indústria da beleza é o segmento de mercado que mais cresce no país, graças à procura constante de produtos cosméticos pelos consumidores. No entanto, nos últimos anos, os hábitos de compra de muitas pessoas mudaram, até mesmo em razão da pandemia da Covid-19. Por isso, é importante que os lojistas estejam atentos as novas tendências do mercado. A seguir, confira algumas delas.

1 – Menos coisas e mais experiências

Os consumidores estão reduzindo o consumo de produtos que não são essenciais, seja por questões financeiras ou por falta de acesso as lojas físicas. Assim sendo, eles têm repensado suas compras, priorizando os produtos que realmente necessitam.

Portanto, as pessoas vão continuar consumindo, porém, de maneira mais consciente. Assim, a experiência de compra oferecida pelos lojistas torna-se fundamental, pois será mais valorizada pelos consumidores.

2 – Atendimento seguro

No pós-pandemia os cuidados com a pele foram intensificados, levando as mulheres a procurarem os salões e clínicas de estética em busca de tratamentos de beleza. Nesse contexto, a higienização dos ambientes está sendo mais observada, bem como o uso de uniformes e esterilização de materiais por parte dos funcionários, tudo isso para garantir mais segurança e proteção. No entanto, esses cuidados podem impactar nos custos dos serviços prestados no segmento da beleza, o que pode levar ao reajuste de preços.

3 – Profissionais qualificados

Mais do que nunca, os consumidores esperam um atendimento qualificado. Portanto, os profissionais de beleza devem sempre estar atentos as novas tendências e aperfeiçoar seus conhecimentos e técnicas. Manter-se atualizado é fundamental em um mundo em constante mudança, ainda mais se tratando do segmento de beleza que é altamente competitivo.

4 – Beleza masculina

A indústria da beleza masculina também está crescendo. Cada vez mais os homens estão reconhecendo a importância de manter uma rotina de cuidados com a pele, barba e cabelos. Alguns produtos são mais procurados como pomadas modeladoras, óleos e acessórios para barba. Eles também têm frequentado barbearias e salões especializados em beleza masculina.

5 – Faça você mesmo

Durante a pandemia da Covid-19, a necessidade do isolamento social exigiu de muitas pessoas a realização de tratamentos de beleza em casa para manter os cuidados com a pele, unhas e cabelo. Assim sendo, os lojistas devem apostar em kits de beleza com conteúdos informativos para incentivar o “faça você mesmo.”

6 – Produtos orgânicos, veganos e cruelty free

Os consumidores também tem se preocupado com a preservação do meio ambiente, por isso estão optando por produtos naturais, que não tenham sido testados em animais, ou seja, cruelty free. Assim, os produtos veganos tem ganhado mais espaço nas prateleiras.