O mercado da beleza está em pleno crescimento. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos  (Abihpec), houve um forte aumento nas vendas. A razão mais provável é a grande preocupação das pessoas com a aparência.

Isso não é novidade, mas é importante destacar que os consumidores não deixaram de movimentar a indústria cosmética, apesar da crise econômica e sanitária que o país enfrenta. Assim sendo, produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos registraram alta de 22,6% em julho de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

Então, quem imaginava ver uma porcentagem menor de crescimento se surpreendeu. Afinal, 2020 foi um ano marcado pela pandemia do Coronavírus, o que causou o fechamento de lojas e isolamento social durante um longo tempo. Diante desse cenário, a queda nas vendas era esperada. Porém, os resultados satisfatórios superaram as expectativas do setor.

Segmento de perfumaria em alta

Com o crescimento de 32,3% em julho, o segmento de perfumaria se manteve em alta. Segundo o presidente da Abihpec, João Carlos Basílio, o motivo foi o auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal a famílias de baixa renda.

Por outro lado, é preciso considerar também o fato das pessoas gostarem de usar perfume. Além disso, a impossibilidade de viajar para o exterior e a alta do dólar pressionaram os preços dos perfumes importados. Assim, os consumidores passaram a dar preferência aos perfumes nacionais.

Higiene pessoal e cosméticos

Não é surpresa o crescimento desse segmento de mercado, considerando que higiene pessoal também engloba sabonetes líquidos e álcool em gel, itens indispensáveis para prevenir a disseminação do Coronavírus.

No auge da pandemia houve uma corrida às farmácias e supermercados em busca desses produtos. Assim, o segmento de higiene pessoal constatou um aumento de 18,7% nas vendas, seguido pelo setor de cosméticos que registrou alta de 31,7%.

A comercialização de papel higiênico também cresceu, mas em ritmo menor se comparado aos primeiros meses da pandemia, em torno de 5,4%.

Os Preços no mercado da beleza

Em certo período do ano passado, houve uma pressão para o aumento dos preços de insumos fundamentais para a fabricação de alguns produtos, como o desodorante, por exemplo, que tem como matéria prima o alumínio. De acordo com João Carlos Basílio, a alta foi de 25% a 30%.

Produtos em queda

Mesmo com muitos produtos em alta, alguns registraram queda no mercado da beleza. É o caso dos protetores solares e dos absorventes íntimos. Houve um recuo de 27% e 16,4% respectivamente, já a venda de fraldas caiu 11%. Apesar de serem itens essenciais foram deixados em segundo plano durante a pandemia do Coronavírus.