Agora, o uso de dados pessoais no Brasil é protegido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Portanto, todas as informações relacionadas a um cliente que sua empresa possui devem ser armazenadas de forma adequada para evitar que sejam usadas ​​indevidamente por terceiros para a prática de golpes. 

Informações importantes que são comumente cadastradas por empresas como o nome do cliente, endereço, e-mail, números de telefone, dados bancários e de cartão de crédito, precisam ser protegidas. 

A Lei Geral de Proteção de Dados contém um conjunto de normas que define limites e condições para a coleta, armazenamento e tratamento de informações pessoais. Uma violação em sua proteção de dados pode custar caro, já que a lei prevê punições pelo não cumprimento das normas.  

A seguir, saiba por que a proteção de dados não é apenas uma necessidade legal, mas crucial para o bom andamento dos seus negócios.

Mais segurança para os clientes e para sua empresa

Os princípios estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados tem como objetivo garantir que os detalhes de seus clientes sejam devidamente armazenados e manipulados. Seguir os procedimentos adequados também é importante para ajudar a prevenir crimes cibernéticos.

Lojas virtuais que comumente coletam dados dos clientes terão que solicitar o consentimento dos usuários, bem como informá-los sobre o destino dos dados como o uso para publicidade direcionada, por exemplo. A empresa deve esclarecer que tipo de dados serão coletados e com quem serão compartilhados. Essas informações podem ser disponibilizadas no site da empresa.

Não conformidade

O não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados pode ter consequências graves. A LGPD lista diversas sanções para o caso de violações das normas, como advertência e possíveis medidas corretivas, bem como multa que pode chegar até 2% do faturamento da empresa.

Além disso, a não conformidade pode levar a suspensão parcial da coleta de dados e proibição provisória ou definitiva da atividade de armazenamento de dados pessoais dos clientes pela empresa.

Dicas para adaptar seu negócio à LGPD

– Certifique-se de que a política de privacidade da sua empresa está atualizada.

– Defina níveis avançados de criptografia para os dados armazenados. Além disso, defina quais pessoas estão autorizadas a acessar as informações dos clientes.

– Estabeleça uma cultura de proteção de dados dentro da sua empresa. É fundamental que todos os funcionários que lidam com o banco de dados estejam cientes das normas estabelecidas pela LGPD.