O trade marketing é essencial para o crescimento do seu negócio e saber como executá-lo da melhor forma é um componente fundamental para o aumento das vendas. 

Saiba que existem muitas estratégias de trade marketing comprovadamente eficazes. Neste artigo, vamos mostrar algumas delas para alavancar o seu negócio e, por fim, ajudar você a vender mais.

O que é trade marketing?

O trade marketing é uma estratégia de marketing B2B (de empresa para empresa) que foca nos parceiros da cadeia de suprimentos, e não nos consumidores. 

O objetivo do trade marketing é conquistar parceiros que colocarão seus produtos nas prateleiras de frente para os consumidores.

As atividades comuns de trade marketing incluem ir a feiras de negócios, realizar anúncios e construir relacionamentos fortes com parceiros comerciais.

Por que essa estratégia é importante?

O trade marketing é essencial, especialmente na indústria de bens de consumo. Parceiros da cadeia de suprimentos, como distribuidores, atacadistas e varejistas, têm muitas marcas para escolher, portanto, é fundamental que você se destaque da concorrência.

É aí que entra o trade marketing. Assim como é necessário distinguir-se dos concorrentes no nível do consumidor, é igualmente importante fazer isso com potenciais parceiros da cadeia de suprimentos.

Agora vamos dar uma olhada em algumas estratégias de trade marketing e como elas podem ajudá-lo a garantir o espaço nas prateleiras e os parceiros de que você precisa para fazer seu negócio crescer.

Feiras

As feiras comerciais são uma ótima maneira de interagir com potenciais parceiros e demonstrar o valor de sua empresa em relação aos concorrentes

Muitos atacadistas, distribuidores e varejistas participam de feiras com a intenção de encontrar novas marcas para fazer uma parceria lucrativa. Em cada feira, você terá a oportunidade de conversar com potenciais parceiros e pessoas diferentes. 

Provavelmente, você fornecerá demonstrações e amostras de seu produto. Então, a dica é começar a observar tendências em suas atividades e assim ser capaz de determinar quais são mais bem-sucedidas para atingir seus objetivos.

Promoções comerciais

As promoções são outra ótima maneira de se destacar da concorrência. Às vezes, os parceiros da cadeia de suprimentos ou consumidores não percebem o valor total de sua marca sem uma ajudinha. 

Use as promoções para dar a eles um impulso extra na escolha do seu produto. Um exemplo de promoção são preços reduzidos temporariamente.

Reunir dados sobre as vendas podem ajudar você a ver se suas promoções estão funcionando. Ao mostrar alguma mudança positiva, você obtém um novo nível de insight baseado em dados sobre quais promoções realmente valem a pena. 

Relacionamentos

Um aspecto frequentemente esquecido do trade marketing é construir relacionamentos mutuamente benéficos com parceiros de negócios. Por melhor que seja seu produto, os varejistas ou distribuidores relutarão em fazer parceria com você se não acreditarem que seu produto lhes proporcionará mais receita do que outros.

Para que seu relacionamento com seus parceiros seja o mais benéfico possivel, certifique-se de que haja uma boa comunicação de ambos os lados. Construir um relacionamento forte contribuirá muito para garantir um valioso espaço nas prateleiras.

Tenha conversas baseadas em dados com parceiros para construir confiança. Demonstre quantitativamente o valor que sua marca pode oferecer. Por exemplo, mostre números concretos detalhando o sucesso que seus produtos tem feito com outros varejistas. 

Além disso, sua empresa demonstrará que é responsável, pois você fornecerá dados mais precisos sobre a quantidade de produtos que os varejistas podem esperar vender. 

Conclusão

Embora essas estratégias de trade marketing que citamos sejam comprovadamente bem-sucedidas, isso não significa que não haja espaço para melhorar.

Aproveite os dados positivos referentes ao desempenho dos seus produtos no mercado para atrair cada vez mais parceiros comerciais e assim alavancar seu negócio.