O comércio online para offline, ou O2O, refere-se a uma estratégia de varejo que visa atrair clientes dos canais online para as lojas físicas. A intenção é atrair seu público por meio do seu e-commerce, canais de mídia social, via e-mail ou através de anúncios digitais com o objetivo de direcioná-lo à loja física para finalizar a compra.

A tendência, que surgiu pela primeira vez na China, já estava crescendo antes da pandemia da Covid-19, mas agora ganhou ainda mais força. O O2O pode ajudá-lo a criar uma vantagem competitiva e diferenciar sua marca. 

Para as empresas que buscam aproveitar essa oportunidade, a dica é se preparar para atender compradores familiarizados com compras online, mas que também se interessam por mais experiências físicas. 

O2O oferece o melhor das compras online e offline

Essa tática levou ao crescimento de muitos varejistas em 2020, já que a pandemia empurrou os compradores para o online. Ao contrário do marketing omnichannel que incentiva os compradores a alternar entre experiências virtuais e presenciais, o O2O se concentra especificamente em direcionar o tráfego para as lojas físicas. 

Isso pode envolver algo simples como permitir que as devoluções sejam feitas no ponto de venda do varejista ou oferecer retirada na loja para pedidos online. Independentemente da estratégia, a chave é fazer com que os compradores online se envolvam com sua marca pessoalmente. 

Criar uma estratégia O2O bem-sucedida é fundamental, pois muitos clientes preferem pesquisar produtos e serviços online antes de finalizar uma compra. Isso significa que, se você puder direcionar até mesmo uma pequena quantidade desse tráfego para sua loja, poderá aumentar significativamente suas receitas.

Por que o O2O se tornou tão popular?

Os consumidores buscam gratificação instantânea. Estima-se que a grande maioria vai a uma loja pessoalmente se houver algo que deseje ou precise imediatamente, sendo que a estratégia O2O permite que os varejistas capitalizem isso.

Sem dúvida, a maneira mais rápida de alguém obter um produto é encomendá-lo online e ir até a loja para buscá-lo. Se isso não for possível, receber o pacote em casa é a melhor opção.

Em vez de ver as vendas online como uma competição que rouba receita das lojas tradicionais, os varejistas estão aprendendo que é melhor usar os dois canais como complementos um do outro.

Benefícios do comércio O2O

Agora que você entende o que é o comércio online para offline, e por que se tornou tão popular, vamos mergulhar nas razões pelas quais sua marca deveria priorizar uma estratégia O2O. Os benefícios incluem alcançar mais clientes, melhorar a experiência de compra deles e economizar dinheiro em esforços de logística.

O O2O pode ajudá-lo a expandir sua base de clientes, pois as campanhas de marketing online permitem que você alcance um público maior do que poderia se contasse apenas com as pessoas que entram na sua loja física.

Sabemos que os consumidores passam bastante tempo online pesquisando produtos e navegando nas redes sociais antes de decidir visitar uma loja pessoalmente. 

Então, se você conseguir estabelecer uma estratégia O2O com eficiência poderá ajudar seus clientes a encontrar o que precisam, e assim direcionar esse tráfego da Internet diretamente para sua loja.