Na jornada de compra de artigos de perfumaria, as farmácias estão em alta. Isso porque oferecem um ambiente propício para os consumidores encontrarem as últimas tendências em produtos de beleza.
A conveniência é um dos motivos que leva muitas pessoas a esses canais de venda. As farmácias oferecem uma variedade de cosméticos, desde cuidados com a pele até produtos de maquiagem e cabelo. Isso permite que os consumidores encontrem o que procuram em um único local.
Poder de mercado das farmácias e drogarias
De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 92% dos consumidores compram artigos de perfumaria em farmácias e drogarias. O setor responde por R$ 129,6 bilhões, o que representa 12,4% das vendas dos maiores varejistas do país. Isso mostra a importância desse segmento na economia nacional.
Os dados mostram também que 41% dos consumidores preferem comprar produtos de perfumaria em farmácias. A grande maioria (93%) realiza pesquisa antes de fazer a compra, sendo que 41% utilizam sites de busca da internet. Já outros 24% acessam a loja virtual da farmácia e 12% visitam a loja física para obter o produto desejado.
Segundo a pesquisa, os itens mais adquiridos tanto online quanto presencialmente foram os seguintes:
– Higiene pessoal (73%)
– Produtos capilares (53%)
– Cosméticos para o corpo em geral (49%)
– Maquiagem (32%)
Como aprimorar as vendas no canal farma?
Para começar, acrescente em seu negócio produtos de perfumaria de boa qualidade para atrair mais clientes. É importante destacar que esses itens são classificados como não medicamentos em uma farmácia.
Além disso, a partir das características do seu público, escolha os produtos ideais e organize a exposição de forma estratégica dentro do estabelecimento a fim de proporcionar aos seus clientes uma boa experiência de compra. Lembre-se que artigos de perfumaria podem garantir mais de 80% do faturamento do seu negócio.