Dia dos Pais 2023 - confira os resultados do varejo

O Dia dos Pais é uma parte importante do ciclo anual de vendas dos varejistas. Prova disso, é que neste ano os consumidores gastaram mais de R$ 7,7 bilhões durante o evento, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

As vendas na semana do Dia dos Pais, entre os dias 7 e 13 de agosto, tiveram alta de 2,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), houve um aumento de 11,3% nas vendas do setor de Cosméticos e Higiene Pessoal. Em seguida, estão as Livrarias, Papelarias e afins (3,3%); Móveis, Eletro e Depto (2,6%); e Óticas e Joalherias (1,6%). 

Além disso, todas as regiões do país apresentaram crescimento nas compras em lojas físicas, exceto o Nordeste, que teve queda de 0,4%. Os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul registraram melhor desempenho, seguidos pelo Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Análise do comportamento do consumidor

Em relação à data, a Wake, empresa de soluções digitais, apresentou um relatório em parceria com a Vindi, Octadesk, ClearSale e Opinion Box, mostrando dados referentes ao comportamento do consumidor. Alguns destaques da pesquisa foram os seguintes:

– Cerca de 66% dos consumidores compraram via mobile.

– O faturamento do e-commerce cresceu 6,3%, enquanto as vendas presenciais cresceram 2,0%.

– A taxa de recompra foi em torno de 2,59%.

– O WhatsApp foi o canal de atendimento mais utilizado.

– A busca por presentes nos e-commerces começou um mês antes do evento.

– Os dispositivos móveis continuam sendo os mais usados para a pesquisa de preços e compra de produtos, em comparação com o desktop.

– O cartão de crédito/débito ainda é o meio de pagamento mais utilizado, seguido pelo Pix que cresceu 135,6%.

Vendas

Os varejistas que iniciaram sua campanha de vendas com antecedência obtiveram melhores resultados. Conforme a pesquisa da Wake, é possível observar vários picos de compra a partir da metade de julho, mas o maior movimento foi no dia 09 de agosto.

Para este Dia dos Pais, os consumidores optaram por presentes mais econômicos, o que levou a queda do ticket médio em relação a 2022, sendo de R$ 238,84 neste ano.

Conclusão

A partir deste estudo, os varejistas podem obter insights importantes para entender as preferências dos consumidores na data e assim melhorar suas estratégias de vendas para o próximo ano.