O Dia dos Pais movimenta praticamente todos os setores do comércio, inclusive o segmento de beleza e perfumaria. Essa data comemorativa oferece uma excelente oportunidade para os lojistas venderem mais.

De acordo com pesquisas realizadas pela Fecomércio SC e pela Wake em parceria com o Opinion Box, a previsão é que este ano haja um crescimento no tráfego no Dia dos Pais. Ambas as pesquisas traçaram o perfil do consumidor desta data, buscando fornecer informações relevantes para os varejistas aplicarem em suas estratégias de vendas.

Intenção de compras para o Dia dos Pais em 2023

Segundo a Wake, do grupo Locaweb e a Opinion Box, soluções digitais
para pesquisa de mercado, as principais tendências de consumo para o período são as seguintes:

42% preferem pesquisar produtos nos aplicativos das lojas.

35% consideram importante que a loja tenha sido avaliada positivamente por outros clientes.

56% dizem que fariam compras na mesma loja na qual fizeram ano passado caso tivessem tido uma boa experiência de compra.

37% irão comprar na semana do evento e 25% com duas semanas de antecedência.

64% têm a intenção de comprar na data.

71% pretendem fazer compras a prazo com cartão de crédito, sendo que 17% pretendem pagar com dinheiro e 36% com Pix.

66% consideram preços baixos e promoções um fator determinante para a compra.

Conforme o dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), neste ano os consumidores devem ampliar os gastos com presentes para o Dia dos Pais.

Beleza e cosméticos está entre as categorias mais procuradas

Não é surpresa que beleza e cosméticos esteja entre as categorias mais procuradas (18%). Afinal, os homens também são vaidosos e desejam cuidar melhor da aparência.

Às vezes, os pais podem não se dar conta de que precisam atualizar ou trocar alguns itens de uso diário, como produtos de barbear, loções ou shampoos. Um presente nessa linha pode ser útil e bem-vindo.

As roupas também são impostantes para completar o visual. Prova disso é que a categoria de moda e acessórios lidera com 45% das intenções de compra. Por outro lado, os pais também gostam de produtos eletrônicos, por isso essa categoria parece em segundo lugar como 26%, seguida por artigos de esporte (22%).

Vale ressaltar que perfumes também foram citados na pesquisa como opção de presente para o Dia dos Pais. Portanto, as fragrâncias masculinas de marcas nacionais e internacionais estão sempre no radar dos consumidores.

Conclusão

Aproveite os dados fornecidos por essas pesquisas para obter insights que o ajudarão nas suas estratégias de vendas e marketing. É importante planejar suas ações com antecedência, conferir a quantidade de itens em estoque e preparar sua equipe de atendimento ao cliente. Dessa forma, você poderá aproveitar ao máximo as oportunidades que o Dia dos Pais oferece.