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Trocas de Natal – Sua equipe sabe aproveitar esse movimento?

Após o Natal, é comum as lojas receberem uma grande quantidade de clientes solicitando a troca de produtos. Além disso, ainda tem quem espere conseguir uma pechincha depois do período de vendas natalina.

Tirando os aborrecimentos e as filas, esse é um movimento que não deve ser ignorado pelos lojistas. Afinal, é uma oportunidade para vender mais. Portanto, para tirar proveito dos pedidos de trocas de presentes depois do Natal, é importante preparar sua equipe de vendedores para fazer um ótimo atendimento.

Lembrando que essa também é uma boa oportunidade de apresentar as principais promoções da sua loja. Oriente os vendedores a mostrarem as ofertas pós-natal. Essa é uma maneira de desencalhar o estoque.

Como aproveitar as oportunidades desse período?

O período de trocas oferece ao lojista a chance de ter mais um contato com os clientes em uma época que todas as pessoas estão propensas a gastar um pouco mais para presentear amigos e parentes.

De fato, o comerciante não é obrigado a fazer a troca, principalmente de produtos que não tenham defeitos, mas esse não é o momento de negar esse pedido. A dica é aproveitar essa oportunidade para causar uma boa impressão nos clientes, principalmente àqueles que fazem compras de forma recorrente.

Portanto, não perca um cliente por causa de uma troca de Natal. Sua equipe deve oferecer o melhor atendimento possível já que isso pode garantir diversos ganhos futuros. Para citar um deles: a fidelidade dos clientes.

Sem dúvida, quando alguém é bem tratado em uma loja e tem seu problema resolvido a tendência é que compartilhe com outras pessoas essas experiência positiva. Assim, acaba encaminhando novos compradores para a loja.

Dicas para aproveitar melhor o movimento de trocas de natal em sua loja

A seguir, vamos explicar como você pode vender mais aproveitando o movimento de trocas de Natal em sua loja. Dessa forma, poderá aumentar seu faturamento no final do ano.

Prepare a equipe para as trocas

Esse é um ponto fundamental. Mesmo que seja uma troca e não uma venda, o cliente deve receber toda a atenção do vendedor. Portanto, mantenha sua equipe motivada para que prestem um bom atendimento

Mostre a eles os lucros que podem vir com esse movimento na loja. Isso porque, depois que um cliente entra na loja para trocar um item, pode se interessar em comprar outro produto.

Mantenha tudo organizado

Não deixe de orientar os vendedores sobre a necessidade de manter organizados os produtos da loja. Isso deve facilitar o atendimento e aumentar o interesse dos consumidores, mesmo àqueles que estarão lá apenas para fazer uma troca.

Conheça seus produtos

Normalmente, as equipes de venda conhecem todos os produtos que estão na loja, bem como as condições de troca. Certamente, isso ajudará a agregar outros produtos na venda, além da troca.

O vendedor pode dar algumas ideias de produtos relacionados com a compra do cliente ou outros itens diferentes que combine com o estilo da pessoa. Isso deve ser feito de forma gentil, sem pressão, para conquistar a confiança do cliente e não aborrecê-lo.

Amplie seu mailing

O momento das trocas de presentes de Natal também oferece uma oportunidade de coletar dados dos clientes. Então, peça seu endereço de e-mail e número de celular para acrescentar ao seu mailing.

Assim, posteriormente você poderá enviar mensagens via WhatsApp ou por e-mail sobre novas promoções, lançamentos, novidades, descontos ou qualquer outro conteúdo do seu interesse para garantir que sua loja continue na mente deles.

Conclusão

Por fim, muitas lojas não gostam de fazer trocas, mas essa negativa certamente vai gerar a insatisfação do cliente. Assim sendo, a dica é ver nessa pessoa novas oportunidades de venda e não apenas um problema.