A Internet tem sido uma das inovações mais transformadoras da era moderna. Assim sendo, muitas mudanças ocorreram na forma como as pessoas vivem e fazem compras. Desde então, as marcas têm trabalhado para entender o novo perfil do consumidor digital e assim atender às suas necessidades. 

Enquanto os computadores trouxeram a Internet para dentro das casas pela primeira vez, a conectividade móvel marcou o início de uma Internet sem fronteiras. Dessa forma, os consumidores passaram a ter acesso instantâneo a qualquer informação de qualquer lugar. 

Os consumidores digitais agora usam uma variedade de dispositivos para se conectar à Internet e interagir com o conteúdo digital. Sem dúvida, os hábitos digitais do consumidor estão mudando mais rápido do que nunca. 

Entendendo o novo perfil do consumidor digital

Se pensarmos nos clientes que compram produtos pela internet, os hábitos são ainda mais diferentes. Algumas tendências já estão criando raízes, o que pode refletir em sua estratégia de marketing para vender mais.

Com mais da metade da população mundial online, a capacidade da sua empresa de se conectar com os consumidores é determinada em grande parte pela força de sua estratégia de marketing digital. 

Essas tendências o ajudarão a otimizar seu plano, tirar proveito de novas oportunidades de crescimento e atingir seu público-alvo com mais eficácia.

Então, se você deseja alcançar esse novo consumidor, independente do produto oferecido, você precisa saber mais sobre o perfil dele.

Confira agora as principais características do consumidor digital para que você possa traçar as estratégias de vendas mais adequadas e garantir os melhores resultados.

Eles procuram soluções para seus problemas na internet

O Google recebe milhares de pesquisas a cada segundo, sendo que muitas delas são feitas em um smartphone. Essas consultas instantâneas dão ao consumidor o poder de tomar decisões de compra, sem a necessidade de intermediários.

É exatamente por isso que artigos de blogs e vídeos com conteúdo relacionado ao produto que as pessoas procuram são uma boa estratégia de marketing. Portanto, sua empresa deve aparecer em momentos-chave da pesquisa online.

Um grande número de opções disponíveis também leva a carrinhos abandonados devido a um complicado processo de compra ou pela falta de recomendações personalizadas para cada cliente. 

Em busca de experiência personalizada

Os novos consumidores digitais esperam mais das marcas. Eles querem uma experiência personalizada em cada ponto de contato, seja na loja física ou na loja virtual. Diante dessa nova demanda aumentou a necessidade de dados aprofundados que vão muito além da demografia básica do cliente.

Agora, é preciso desenvolver perfis de consumidores com base em suas percepções, interesses, atitudes e comportamentos. O acesso a essas informações eliminou a necessidade de suposições e abriu o caminho para a tomada de decisões orientadas a dados.

Usando multicanais

À medida que se tornam mais fragmentados e cada vez mais difíceis de alcançar, os consumidores digitais também estão assumindo mais controle.

Com mais consumidores adotando uma abordagem multicanal e gastando cada vez mais tempo online, as opções de conexão com eles está maior do que nunca. Estamos falando de redes sociais, blogs, aplicativos de mensagens instantâneas, e-mail, plataforma de e-commerce, etc.

Portanto, aumentou a necessidade de uma abordagem mais centrada no consumidor, oferecendo conteúdo multimídia.

Os consumidores também compram pelo celular

Com a explosão de smartphones e outros dispositivos móveis, é importante que as empresas adotem uma estratégia móvel eficaz. Há fortes evidências que sugerem que o principal canal de crescimento das vendas agora é o aplicativo móvel. 

No entanto, mais importante do que o app são as mensagens e o diálogo que o aplicativo permite entre o cliente e o varejista. Assim, o cliente ‘sempre conectado’ terá cada vez mais motivos para permanecer conectado.

Os níveis crescentes de engajamento do cliente em dispositivos móveis também são evidentes por meio do alto uso das redes sociais, portanto, esse é outro canal que as empresas não devem ignorar.

Não há como negar o crescimento e a importância dos dispositivos móveis, mas as empresas precisam examinar mais de perto como maximizar esse meio, junto com os ricos dados de consumo disponíveis, para apoiar seus esforços de marketing digital.