Muito se diz que o pensamento positivo pode fazer com que realizemos coisas incríveis, porém, o que acaba passando despercebido é que essa questão também pode influenciar, não somente na vida pessoal, como também nos negócios.

Muitos podem até achar isso irrelevante, mas, a prática tem mostrado que a positividade pode, sim, ser um elemento motivado para toda e qualquer equipe de vendas.

Mas, como fazer isso? A seguir, algumas dicas.

Comissões competitivas como incentivo

É importante que o profissional de vendas do seu negócio ganhe junto com qualquer venda realizada. Para que isso seja feito da melhor maneira possível, o conselho é elaborar metas de vendas, relacionando comissões a cada uma delas.

Em suma, o incentivo financeiro acaba sendo um dos mais eficazes para motivar sua equipe e gerar mais positividade entre todos.

Sem contar ainda que se você conseguir pagar uma comissão superior ao que os seus concorrentes pagam, por exemplo, melhor ainda. Afinal, isso passará a ideia para o seu funcionário que ele é valorizado em sua empresa.

Todos crescendo junto com a empresa

Um dos combustíveis para se alimentar uma autêntica positividade entre a sua equipe de vendas é conseguir mostrar que ela que sua contribuição está sendo importante para o crescimento do negócio.

Também se faz necessário mostrar aos vendedores que eles precisam ter objetivos concretos, traçando metas que precisam ir um pouco além daquelas estabelecidas da empresa onde trabalha.

Ou seja, é tentar mostrar para toda a equipe que objetivos pessoais podem estar alinhados com os seus objetivos profissionais. Vender mais pode muito bem ser a oportunidade também para alcançar alguns sonhos no âmbito pessoal.

Expor esse ponto a esses vendedores é uma ótima maneira de alimentar a positividade entre todos.

Treinamentos periódicos são importantes

Outro ponto para manter a sua equipe de vendas sempre motivada e com pensamento positivo sempre em alta é deixá-la treinada o máximo quanto for possível. Essa é a forma mais eficaz de manter todos bem educados na sua área de atuação, fazendo com que trabalhem de maneira melhor.

Essa também é uma maneira muito boa de mostrar que a sua empresa se preocupa com eles, ajudando que tenham sempre um ótimo nível de conhecimento para ajudar o cliente no que ele precisar.

Assim, todos se sentirão mais seguros e assertivos (além de exercitarem sua positividade, claro). E, só lembrando que todo e qualquer treinamento deve estar de acordo com as necessidades reais do seu negócio.

Reuniões frequentes com a equipe também ajudam

Reuniões são essenciais para ter a possibilidade de mostrar à sua equipe desde as próximas metas, até feedbacks de como o trabalho de todos está sendo feito no momento. Além disso, esses encontros servem para mostrar quais oportunidades serão trabalhadas (além do enfrentamento das dificuldades).

Aproveite também para elogiar quem tem se mostrado esforçado, e lance alguns desafios para a equipe, com o intuito de dinamizar a rotina da empresa.

E, claro, é um momento ótimo para todos possam falar e dar opiniões que possam ser úteis para o crescimento do empreendimento. De líderes a funcionários, todos podem aproveitar a oportunidade para exporem sugestões.

Uma rotina diferente para cada vendedor

Existem compromissos básicos que todo vendedor possui numa empresa, mas, uma boa estratégia é permitir, até certo ponto, que cada um consiga elaborar a sua própria rotina de trabalho.

A partir do momento em que o funcionário atinge as metas estabelecidas anteriormente, não há necessidade de estabelecer uma ordem rígida na agenda do vendedor.

Na prática, é preciso apenas acompanhar todos para que os objetivos finais sejam alcançados, e onde um clima de positividade possa reinar no ambiente.