Como já dissemos outras vezes por aqui, é sempre bom ficar atento aos novos lançamentos que chegam ao mercado no seu nicho de perfumaria, pois essas novidades podem ser uma excelente oportunidade de aumentar as vendas de sua loja.

E, mais um desses lançamentos chegou bem recentemente por aqui. Trata-se do perfume Libre da marca YSL. A seguir, falaremos um pouco mais sobre ele.

Um pouco da história da YSL

A YSL (abreviação para Yves Saint Laurent) se trata de uma marca cujo dono é o estilista de mesmo nome, e que, por muitos, é considerado um dos maiores do seu ramo no século XX. Quando era mais jovem, Yves gostava de desenhar vestidos para as suas irmãs e para a sua mãe.

Antes dos 20 anos de idade, já ganhou um importante prêmio, o de melhor vestido para coquetel em um concurso patrocinado pela renomada International Wool Secretariat. Ainda com 20 e poucos anos ingressou na famosa grife de Christian Dior após a sua morte, e é onde Yves finalmente foi alçado ao estrelato.

Após voltar de um recrutamento no exército francês, Yves funda a Yves Saint Lauren, com a inauguração do seu primeiro ateliê em uma conceituada rua de Paris. Três anos depois (em 1964) é lançado o primeiro perfume da marca, chamado simplesmente de Y.

E até os dias atuais, não somente as roupas da grife Yves Saint Lauren são reverenciadas no mundo da moda, como seus perfumes são bastante consumidos por quem gosta de flagrâncias que misturem o clássico ao moderno. Como, por exemplo, o que falaremos agora.

Libre: um perfume feminino com conceito de liberdade

Lançado em 2019, o Libre tem entre suas características principais ser um perfume mercante, e com muita personalidade (um produto ideal para o público atual).

Contudo, é até interessante notar que esse perfume pode, inclusive, ser usado por homens, segundo alguns especialistas, já que seu aroma não é, necessariamente, 100% feminino. O que não deixa de ser uma “ampliação” do público-alvo, não é verdade?

Especialmente após 3 ou mesmo 4 horas depois de borrifado, esse perfume se comporta de uma maneira bem compartilhável para ambos os gêneros.

Além disso, o próprio designer do vidro (transparente, com alguns detalhes ao redor dele) é bem interessante e elegante como um todo, sendo uma ótima pedida para presentear alguém.

Alguns detalhes de sua flagrância

Logo no começo, dá pra sentir uma nota bem intensa de lavanda, sendo, inclusive, um tipo de lavanda bem característica de perfumes voltados mais para o público masculino.

É já nesse início que o conceito de liberdade aparece de forma bem direta (conceito esse que pode ser amplamente usado em peças de publicidade do produto, diga-se de passagem).

Fora esse interessante detalhe, a saída do perfume é bem cítrica e energética, ficando com um ar mais encorpado após uns 30 segundos (detalhe que pode ser explicado ao cliente que, porventura, tenha uma amostra do perfume em um provador de loja física).

Ainda é bom salientar que esse é um perfume cuja flagrância de jasmim é bem presente, que, junto com a lavanda, traz um floral mais aberto. Uma característica que lembra outros grandes produtos desse tipo que foram sucesso de vendas no passado.

Como trabalhar o marketing desse tipo de perfume?

Como já dito anteriormente, o Libre da YSL é um produto voltado para as mulheres, mas, que, em determinadas circunstâncias, pode ser usado por homens, contanto que se tenha ciência de que a flagrância fica mais compartilhável após algumas horas.

Também se pode aproveitar o próprio slogan do perfume (que trata de liberdade) para abordar a questão da mulher independente e empoderada no mundo de hoje, associando produto e público-alvo.

Como estamos passando por um período de quarentena, e muitas lojas físicas estão fechadas, você pode usar das redes sociais para fazer esse tipo de propaganda, vender o produto na rede e combinar a entrega nesse próprio meio de comunicação.