O verão está aí, e certamente essa é uma das oportunidades mais interessantes do ano para se vender cosméticos em geral, já que essa estação demanda cuidados específicos com a pele, e as pessoas se preocupam bem mais com a aparência em geral. Quer saber quais produtos são a coqueluche dessa temporada? Então, acompanhe a leitura.

Principais categorias de produtos que bombam no verão

Com um pouco de organização e planejamento, praticamente qualquer hora é hora para o varejista de cosméticos lucrar. Isso porque se tem uma área abrangente e cujo público consumidor é fiel e gosta de comprar a qualquer momento, este é o ramo de beleza em geral.

Ao passo que as demandas atuais também exigem ações específicas, como proporcionar aos clientes mix de produtos variados, além de promoções especiais e campanhas como um todo, que tal uma campanha da sua loja que inclua o tema “verão”?

E, afinal, quais são os itens considerados “indispensáveis” para ter em sua loja neste verão? Eis algumas sugestões: protetor solar para o corpo e para o rosto, hidratantes corporais e labiais, maquiagem em geral (tendência de produtos que proporcionem um acabamento específico), gloss, sombra cintilante e iluminador.

E, como fazer o planejamento para as vendas de verão?

Agora que você já sabe que itens ter em sua loja para aproveitar bem as vendas desta estação (e, como vimos, não são poucos), o que fazer de prático para que as vendas correspondam às expectativas?

O varejista pode muito bem iniciar os preparos da loja para a chegada dessa demanda de produtos de verão analisando como foi o movimento de anos anteriores no mesmo período. Ao ter esse tipo de informação, dá pra saber o que vende mais e investir com mais segurança nesses itens. É uma forma bem eficaz de evitar estoques encalhados.

Também é importante definir um número delimitado de categorias que serão vendidas em sua loja nesse período do verão, porque com uma diversificação mais limitada, dá pra trabalhar melhor questões como publicidade e propaganda, por exemplo. Na maior parte dos casos, os cuidados com a pele é que são o grande chamariz do verão.

Evidentemente que se a sua loja é física, é preciso também ficar atento à exposição dos produtos nas gôndolas. E, como estamos falando de um período sazonal (com tempo definido para acabar), dois pontos são fundamentais: conservar o ponto natural bem abastecido e organizado e investir em pontos extras do local que tenham alto fluxo de clientes.

São estratégias que, entre outras coisas, garantem visibilidade aos seus produtos, e incentivam ainda mais o consumo.

Dicas certeiras de produtos específicos para esse verão

Caso ainda não saiba em que investir, de fato, nesta estação para alavancar suas vendas, vamos agora dar sugestões valiosas. Aposte nos lançamentos de maquiagem, especialmente nas tendências ditadas pelas grandes marcas. E aproveite as dicas e promoções da Bim para potencializar a sua margem de lucros. Já falamos disso nesse post recente.

No caso dos produtos solares (item indispensável nesse tempo), faça a aposta em autobronzeadores e maquiagens corporais. Inclusive, estimule na equipe de vendas o apelo desse produto para aqueles clientes que precisam de um efeito mais duradouro e não têm muito tempo de ir à praia.

E, é claro que não se pode esquecer dos hidratantes pós-sol, produtos muito procurados no verão, especialmente no período de férias.

Procure arrumar esses produtos em um espaço destacado na sua loja e treine sua equipe para apresentá-los a todos os visitantes, inclusive para vendas adicionais.

Aproveite mais essa oportunidade de potencializar suas vendas, e transforme o verão em um período muito produtivo para o seu negócio.


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