Datas comemorativas como o Natal, por exemplo, podem ser verdadeiras “minas de ouro” para quem souber investir no varejo. Trata-se de um dos momentos do ano onde o público consome mais, e, por isso, pode ser a oportunidade perfeita para melhor os lucros de sua loja.

A seguir, daremos algumas dicas de como aproveitar esta típica festa comemorada ao redor do mundo.

Faça uma análise dos “Natais” anteriores

Fazer retrospectos é sempre bom, pois, dessa forma, você pode constatar o que deu certo e o que deu errado. Obviamente que o que deu errado, você vai fazer o possível para evitar hoje em dia, e o que deu certo, a questão é potencializar.

Veja o registro de vendas dos anos anteriores, e use esses dados a favor de sua loja. As informações têm que ser de, pelo menos, uns três anos. Veja, por exemplo, aqueles itens que venderam mais, e aqueles que ficaram encalhados no estoque.

Ao fazer isso, você vai saber como aplicar da melhor forma os recursos financeiros que estão disponíveis para esse ano. E, claro, aproveite para observar se o comportamento do seu público-alvo mudou nesse tempo.

Faça uma programação das compras de Natal

Sabe os dados que você conseguiu através da análise anterior? Pois bem, com eles, é hora de planejar as compras para o próximo Natal. Nessa época, inclusive, a Bim Distribuidora está cheia de novidades que poderão ser o carro-chefe de suas próximas vendas.

No entanto, é importante não deixar essas compras para última hora, esperando que os clientes apareçam para somente aí começar a adquirir novos produtos. Como o Natal é uma das datas mais concorridas do ano, é fundamental se antecipar quanto a esse planejamento.

Esteja atento ao estoque

Depois das compras feitas, a próxima dica é arrumar o estoque de modo que nada atrapalhe o fluxo normal de vendas. Em suma, o estoque precisa estar muito bem organizado, e, pra isso, você pode realizar algumas estratégias.

Analise qual a melhor forma de dispor os produtos, sempre deixando aqueles com maior demanda com acesso mais fácil. Etiquete esses produtos e controle bem as entradas e saídas deles. Nesse quesito, um sistema de gestão é uma ferramenta muito interessante para ser usada no estoque.

Vendedores precisam ser bem treinados

Não basta somente você ter os melhores produtos e preços, como também o melhor atendimento, até mesmo porque a demanda no Natal será grande, e é preciso que os funcionários deem conta do alto fluxo de clientes que está por vir.

Uma dica é: antes de pensar em um treinamento para a sua equipe, avalie se a sua empresa precisa ou não de mais funcionários para esse período natalino. Pra isso, é importante saber qual a sua estimativa de clientes.

Já o treinamento em si precisa focar em técnicas atuais de vendas e atendimento em geral, cujo objetivo não deve ser somente vender, mas, fidelizar o cliente.

E, claro, faça o máximo possível de promoções

Se tem algo que todo cliente adora é promoção. E, ainda mais em épocas como o Natal e o fim de ano em gral, onde temos aquelas brincadeiras, como amigo secreto e tudo. Uma dica é fazer promoções com produtos que você tem mais urgência na venda, especialmente, para desafogar o estoque.

Evidentemente que, ao fazer essas promoções, você precisa ter cuidados para que o valor de venda dos produtos não fique abaixo de sua margem de lucro. Mais uma vez, um bom sistema de gestão ajuda, pois ele vai mostrar quais produtos tem maior ou menor saída, por exemplo.

Aproveite essas dicas para vender bastante, e um Feliz Natal!