Talvez um dos maiores desafios que um comércio enfrente nos dias de hoje seja aumentar as suas taxas de conversão, ou seja, transformar propaganda e ações de marketing em geral em vendas concretas.

Porém, mesmo que pareça algo complicado, é relativamente simples tomar certas ações para conseguir aumentar as vendas (ou, tecnicamente falando, aumentar as taxas de conversão).

Vamos saber como aplicar algumas dessas dicas?

Faça uma “medição de conversão”

Basicamente essa ideia diz o seguinte: tente saber quantas pessoas entram e saem de sua loja, e quantas destas realmente efetuam alguma compra. É preciso escolher um método para fazer esse cálculo, o que não é tão complicado quanto parece.

Esse método de contagem, por sinal, vai depender de alguns fatores, como tamanho da loja e perfil do público. Algumas vezes, o bom e velho papel com caneta resolve. Mas, se a sua loja tiver câmeras de segurança, facilita ainda mais, até mesmo porque alguns aplicativos hoje em dia fazem a contagem de pessoas através de vídeos.

Um levantamento aproximado de quantas pessoas entram e saem de sua loja, ajuda a tomar certas medidas para não somente aumentar esse fluxo, como também convencer o público que entra a comprar. E é isso o que vamos mostrar a seguir.

Melhorando layout da loja

Distribuição de produtos, e o seu consequente agrupamento influencia bastante o consumidor em sua loja. Ou seja, a parte visual é essencial.

Dicas?

Por exemplo, sabe aqueles produtos ocasionais, que geralmente as pessoas compram por impulso? Pois bem, estes podem ser colocados perto dos caixas, na parte da saída. Além disso, itens muito caros (geralmente, perfumes) precisam ficar em locais de destaque.

O mais recomendado também é fazer experimentos com a distribuição desses produtos. Com o passar do tempo, você conseguirá saber qual o melhor jeito de arrumar o layout de sua loja.

Invista no atendimento personalizado

Certamente, muitas conversões são concretizadas por meio de um atendimento especial e diferenciado. Isso influencia bastante na hora da decisão final do cliente.

Detalhe que esse atendimento jamais pode ser intrusivo. O ideal é que o cliente se sinta à vontade para tira quaisquer dúvidas, sem que o vendedor se torne aquele tipo “chato inconveniente”.

E, claro, o vendedor precisa ter amplo conhecimento sobre aquele produto específico. Se for um item capilar, precisa saber tudo sobre cabelos, por exemplo. Mostrar autoridade no tema é primordial.

Tenha uma vitrine chamativa

Numa loja física, uma boa vitrine faz muita diferença. Quando essa parte é realmente boa, ela tanto aumenta o número de visitantes no estabelecimento, como também aumenta a venda dos produtos que estão ali, expostos.

O grande segredo está em colocar o produto certo na vitrine, aquele que seja mais chamativo, ou o “carro-chefe” de sua loja. E nada de poluição visual, ok? Poucos produtos, mas, bem organizados, já são o suficiente.

Realize uma renovação constante

Anteriormente, falamos da necessidade de uma vitrine chamativa, porém, o interior da loja também precisa ter esse espírito. E, melhor ainda se tiver uma renovação constante de produtos e a disposição deles no lugar.

Épocas sazonais como dia das Mães e Natal são momentos perfeitos para dar um upgrade visual na loja, explorando ao máximo um bom mix de produtos.

Invista em totens interativos

A tecnologia ajuda demais a nossa vida hoje em dia. Então, nada mais lógico do que usá-la bastante numa loja. Um bom exemplo disso são telas touchscreen, que podem ser usadas para que os seus clientes pesquisem a respeito de algum produto que desejam.

Essa ferramenta também pode ser usada para tirar dúvidas e permitir que o cliente opine sobre melhorias da própria loja. Um nível de interatividade que, com certeza, ajuda no aumento das taxa de conversão de um estabelecimento, e que vai fazer os seus clientes sempre terem vontade de voltar.