Quanto mais bem preparada uma equipe de vendas estiver, mais ela terá probabilidade de se destacar no setor em que está. Quando se trata itens como perfumes, por exemplo, é preciso que elas estejam realmente qualificadas para atender os clientes, e conseguirem, desse modo, concretizar muitas vendas.

A seguir, vamos mostrar o que fazer para melhorar as vendas de sua perfumaria trabalhando a sua equipe em alguns pontos fundamentais.

Realize treinamentos e capacitações constantes

Ninguém sabe de tudo. Portanto, quanto mais souber, melhor. Quando se trata de uma equipe de vendas, então (especialmente, em perfumarias), quanto mais tiverem conhecimento, mais conseguirão vender os produtos de uma loja.

Treinamentos e capacitações precisam ser realizados de tempos em tempos (a cada 6 meses, por exemplo), já que o mercado muda bastante, e sempre estão aparecendo novidades aqui e acolá de como proceder no ramo de vendas, sobre a necessidade de se conhecer intrinsecamente tidos os produtos de uma loja, etc.

Funcionários bem treinados passam confiança para o consumidor que se sente mais motivado a comprar.

Incentive o dinamismo a autonomia dos vendedores

Se tem uma coisa que uma boa capacitação faz a uma equipe de vendas é desenvolver o dinamismo e a versatilidade no trato com os consumidores. Claro, se os membros de sua equipe forem naturalmente dinâmicos, precisando que as suas habilidades pessoais sejam mais bem trabalhadas em um treinamento à parte, melhor ainda.

Porém, tente preparar sua equipe para que ela seja versátil no trato com o cliente e tenha autonomia. É preciso passar confiança de que todos ali são capazes de desempenhar bem as suas funções, e que eles podem (e devem) conhecer cada produto da perfumaria para que isso gere confiança (também) no cliente.

Trace metas claras e bem definidas

Além de treinar corretamente e capacitar de maneira adequada, algo que motiva bem uma equipe de vendas é elaborar metas que sejam alcançáveis, e que possam servir de incentivo aos vendedores.

É preciso que alguns parâmetros, no entanto, sejam estabelecidos. Por exemplo, essas metas deverão ser diárias, semanais, ou mensais? Outro ponto fundamental é que essas metas não deverão ser somente de vendas, mas também de qualidade no atendimento.

Faz-se necessário também que o chefe dessas equipes fale todos os dias sobre as metas, e quais as ações que serão feitas para conseguirem alcança-las. Com a meta batida, procurar ver o que deu resultados práticos, mas se não, verificar o que aconteceu, e tentar melhorar.

Realize reuniões periódicas com os resultados obtidos

Fazer reuniões é importante no trato com sua equipe de vendas, mas estipule um período para que elas aconteçam, como por exemplo, toda semana. Essas reuniões têm que servir, basicamente, pra entender e refletir o que aconteceu na última semana, definindo estratégias futuras.

Tais reuniões também permitem acompanhar as metas estabelecidas anteriormente, bem como o estabelecimento de parâmetros para a avaliação delas. Caso opte por reuniões mensais, elas funcionam melhor se tiverem como objetivo a avaliação de resultados, e elogiando quem conseguiu atingir as metas estabelecidas.

Faça campanhas de estímulo e reconhecimento

Um dos métodos mais eficazes de se trabalhar com uma equipe de vendas é fazer campanhas que estimulem os funcionários a venderem mais e melhor. No entanto, é preciso ficar atento para o fato de que essas campanhas precisam ter regras claras, e que o foco delas precisa ser os resultados obtidos.

Só ressaltando ainda que essas campanhas não podem ser focadas em dinheiro como prêmio (ou apenas nele). Para que essa estratégia dê resultado, é necessário que haja vontade e envolvimento por parte da equipe. Portanto, o mais recomendado é investir em outros incentivos, como pacote de benefícios, condições adequadas e melhor ambiente de trabalho.

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