É muito importante salientar e enaltecer casos de sucesso, em qualquer área. Esse incentivo ao empreendedorismo é uma das marcas da Bim, e acaba sendo muito gratificante saber quando os clientes conseguem se desenvolver profissionalmente.

Um desses casos é o da loja Opções Presentes, localizada em Inhuma (GO), que aumentou seu faturamento em pouco tempo, e com atitudes bem simples.

Vamos saber que atitudes foram essas?

Pequenas reformas, grandes diferenças

Um dos pontos cruciais para garantir longevidade em um empreendimento, e que muitos ignoram, é que o espaço físico pode fazer uma grande diferença no que se refere à movimentação de clientes. Essa lição, por sinal, foi aprendida por Rita de Cássia, cliente da Bim, e dona da Opções Presentes.

Ao visitar um stand da Bim, no qual ela presenciou a exposição de vários perfumes, e a forma com a qual eles eram trabalhados, Rita decidiu fazer uma reforma modesta, mas significativa, em sua loja. O “toque de midas” é que ela usou recursos muito baratos para essa reforma, como adesivos, por exemplo, mas que impactaram bastante a composição visual da loja.

Outra mudança relativamente simples foi a inclusão de provadores de cada um dos seus produtos. Foi algo fácil de fazer, mas que trouxe resultados muito bons em pouco tempo. Os consumidores da região passaram a frequentar a loja da Rita com mais frequência do que antes, fazendo com que o seu ticket médio subisse de uma forma que talvez ela não esperasse.

Outra questão que impactou bastante no aumento de vendas da Opção Presentes foi a inclusão de produtos importados e de ponta na sua loja. Tanto é que hoje ela é um ponto de Shiseido, que é uma das melhores e mais seletivas marcas do mercado atualmente.

Como fazer uma reforma de maneira correta?

Uma reforma (visualmente falando) tanto externa, quanto internamente, é um dos pontos que mais agrada aos clientes em geral. Fachada e ambiente interno produzem um impacto de tal forma nas pessoas, que só esse detalhe pode afugentar um potencial cliente. No entanto, uma parte visual correta e bem estrutura tem o efeito oposto: atrai um potencial cliente.

Para se fazer isso, alguns fatores são essenciais. O primeiro deles é planejamento. Inicie fazendo uma lista de suas preferências, e depois consulte um empreiteiro de obras, pois ele irá lhe orientar para colocar em prática suas ideias da melhor forma possível. Contrate alguém de confiança, e se lembre que imprevistos como tempo de conclusão da obra e custo um pouco mais elevados podem acontecer no meio do caminho.

Organizando os espaços interno e externo da loja

Como a parte externa é o primeiro contato do cliente com a sua loja, é preciso tomar certo cuidado com a composição dessa área, que precisa ser um espaço convidativo, a começar por uma vitrine bem organizada, e que comporte o maior número de produtos sem parecer bagunçada.

Já a parte interna precisa ser limpa e bastante clara, cuidando bem da organização dos produtos. Nesse quesito, lembre-se de que é preciso criar uma espécie de padrão visual para que produtos similares (inclusive de cores e formatos semelhantes) estejam dispostos em locais também de maneira ordenada.

Por fim, é bom salientar também que tudo em sua loja comunica, desde placas que informam a respeito de setores e produtos em geral, aos uniformes dos colaboradores (além da disposição dos materiais que estão na loja, claro).

Portanto, mantendo um padrão visual coeso, arrumado e limpo, já é um atrativo e tanto para atrair mais consumidores para o seu estabelecimento, assim como aconteceu com a Rita de Cássia, que graças a uma visita ao stand da Bim na feira da GoianiaCal , percebeu o que poderia melhorar, fazendo com que o seu negócio de perfumes passasse a prosperar bastante. Parabéns, Rita!