Um dos setores importantes de qualquer segmento, sem dúvida, é a gestão financeira, já que é essencial que o dinheiro arrecadado gere lucro, e possibilite a manutenção do negócio.

Então, que tal sabermos algumas dicas valiosas para gerir financeiramente a sua loja de beleza, e evitar problemas futuros?

Calcular a capacidade de faturamento é essencial

Existem algumas noções básicas e fundamentais para o bom funcionamento financeiro de um estabelecimento. Uma delas noções é que deve existir um parâmetro de faturamento na loja, já que ela, inevitavelmente, só poderá atender a um determinado número de clientes por dia, até mesmo porque ela não ficará aberta 24 horas.

Por isso, é preciso estimar a capacidade máxima de faturamento com base na quantidade de clientes que a loja pode atender por dia, além do número de funcionários e a disponibilidade de horário de cada um deles. O preço das mercadorias, obviamente, também deve entrar nesse cálculo.

E, qual a importância disso? A manutenção dos custos cotidianos da loja.

Realizar controles financeiros

Um dos controles financeiros mais importantes para qualquer comércio é o chamado fluxo de caixa. E o que ele seria? Simplesmente um registro do que entra e sai do caixa. Através desse e de outros controles (como o demonstrativo de resultados) é possível saber se os ganhos estão adequados com o que foi estimado antes na capacidade de faturamento.

Tal recurso é importante, pois se algo estiver errado no faturamento da loja, é mais fácil saber através desse tipo de controle, e principalmente, torna-se mais rápido buscando soluções para resolver os problemas.

Buscar formas de redução de custos

A matemática é simples aqui: quanto menores forem os custos, maiores serão os lucros. Portanto, é fundamental buscar formas concretas de diminuir tanto os custos fixos, quanto os variáveis. Com isso, a lucratividade aumenta sem que se precise aumentar o valor dos produtos de sua loja. E um dos principais pontos é ficar atento aos chamados desperdícios.

Avaliar no que se está gastando em demasia ajuda numa gestão financeira bem mais inteligente, e menos sujeita a prejuízos futuros. Nisso, uma boa organização é fundamental, seja do material de estoque, ou do que é gasto com produtos e serviços para a própria manutenção do espaço.

Utilizar os softwares como aliados na gestão


Já sabemos que manter um controle apurado das finanças da empresa é essencial para garantir o seu sucesso. O ideal para manter esse controle em dia é automatizar as tarefas da área por meio de um software de gestão financeira, já que tal sistema facilita a rotina ao simplificar o processo de pagamento e recebimento das contas, otimizando a gestão do fluxo de caixa, a conciliação bancária, entre outras.

Por fim: revisar o seu orçamento com frequência

Ter um orçamento equilibrado é vital para uma gestão financeira saudável. É preciso, contudo, ficar atento a um detalhe: com o passar do tempo, se os objetivos e prioridades do empreendimento mudarem, o orçamento também precisará mudar. É meio lógico isso, mas muitos gestores cometem essa falha, deixando sempre os seus orçamentos imutáveis.

Revisar o orçamento de acordo com a dinâmica da loja garante, acima de tudo, adequação ao mercado atual. E, claro: o orçamento precisa sempre estar compatível com o faturamento da loja.

Esperamos que essas dicas ajudem substancialmente a gestão financeira de seu comércio de beleza e se você gostou, participe com seu comentário. E divulgue esse artigo nas suas redes sociais.