Alguns setores no país têm se expandido; outros não. Mas, se existe um que realmente mostra sinais de que cresceu nos últimos anos, com tendência a continuar nesse ritmo, é o setor de beleza no e-commerce.

Isso pode ser constatado ao se fazer uma pesquisa rápida na web: há diversas lojas virtuais do ramo, algumas pertencentes a grandes grupos empresariais, e outras bem menores, mas todas lucrando bastante em um tipo de comércio que consegue dar bastante lucro em todo o mundo, e especialmente no Brasil.

Mas por que o e-commerce de beleza cresce tanto no Brasil?

Bem, vamos analisar um pouco desse fenômeno a seguir.

O Brasil no mercado de beleza atual

Em muitos indicadores, o nosso país já é considerado um dos maiores consumidores de produtos de beleza do mundo. Um dos órgãos que atestam isso é a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que demonstrou que o Brasil, nesse sentido, só fica atrás mesmo dos EUA e do Japão (o que não é pouca coisa de forma alguma).

Já de acordo com estimativas do SEBRAE, a quantidade de salões de beleza e de clínicas de estética teve um impressionante aumento de 567% entre 2010 e 2015 (em apenas 5 anos!). Até o momento, espera-se que o setor de cosméticos feche o ano de 2019 com um crescimento de mais de 10% (e isso numa economia onde a inflação gira em torno de apenas 1 a 2%).

Outros dados foram fornecidos pela empresa de consultoria Euromonitor. Segundo ela, os produtos premium (ou seja, aqueles que possuem valor mais elevado, justamente por serem, em sua maioria, de marcas internacionais) tiveram um aumento de vendas maior do que os produtos ditos mais populares, com uma diferença de 5% entre eles. Isso mostra o quanto o consumidor está interessado no consumo desse tipo de produto, independentemente dos seus valores.

Números de um mercado consolidado

De acordo com a Nielsen Company (empresa global de informação), em 2018, quase 80% dos lares aqui no Brasil acessaram mais de dois canais de compras, sendo a maioria deles compostos por itens de Farmácia e Supermercado. E, o mais interessante é que muitos desses acessos foram puxados pelos setores de fármacos e de cosméticos.

Ainda segundo os dados coletados pela Nielsen, as cestas de Higiene e Beleza tiveram um aumento de vendas nos últimos meses, com cerca de 70% dos produtos apresentando aumento nas vendas. Entre esses produtos “salvadores”, estão o shampoo, os desodorantes e os produtos de higiene íntima.

Mudanças no perfil do consumidor

Entre os fatores que ajudaram no crescimento do e-commerce de beleza no Brasil, está a mudança de postura do consumidor médio, bem como uma igual mudança de postura no setor, que passou a estudar de maneira mais detalhada esse mesmo público consumidor.

Pra exemplificar melhor isso, de acordo com especialistas, o consumidor padrão (especialmente os de produtos de beleza adquiridos pela web) até aceita pagar mais caro por um produto, mas exige compensações. E isso o setor de e-commerce entendeu perfeitamente, adaptando-se a esse perfil mais exigente do público.

Ou seja, o produto precisa ter qualidade. Claro, se tiver um preço mais popular, isso também ajuda a alavancar as vendas, porém, um produto, caso não seja bom, será rejeitado pelo público, que, sabidamente, está ficando bem exigente. E esse fenômeno, claro, tem muito a ver com a popularização da internet, que possibilitou às pessoas a terem um conhecimento mais rápido e certeiro sobre o que desejam consumir.

Em resumo, para que um e-commerce da área de beleza possa prosperar (e o momento é propício pra isso), ele precisa oferecer sempre algo a mais aos consumidores, ficando atento às suas necessidades. Para tanto, ele precisa, evidentemente, escolher distribuidoras de confiança como a BIM.

Próximas tendências

Certamente a categoria de Beleza aqui no Brasil tem tudo pra continuar em um sucesso crescente, porém, sempre com cautela, afinal, nenhuma possível crise no futuro pode ser ignorada. Ainda assim, dá para antever algumas boas oportunidades, e o que de fato os consumidores mais vão querer adquirir a partir de agora.

Uma ótima tendência, por exemplo, é o chamado mix de canais. Quanto aos hábitos dos consumidores, o que mais vem chamando a atenção é a inovação e a diferenciação nos produtos, como é o caso do uso de produtos naturais ou de alta tecnologia.

O que dá pra notar mesmo é que o e-commerce de beleza está num momento propício de crescimento, e para quem quiser aproveitar a oportunidade de expansão, essa é a hora.