Ter uma loja de cosméticos hoje em dia pode render lucros muito bons a depender das ações que você faça. Trata-se de um ramo que vem fazendo sucesso nos últimos anos. Porém, dá pra ter mais sucesso ainda através de algumas dicas muito boas.

Quer saber quais? Então, acompanhe a leitura.

Faça com que o cliente teste os seus produtos

Uma das formas de atrair mais público para qualquer comércio que seja é fazer com que o cliente tenha um “gostinho” do produto que irá comprar. Seja através de amostras grátis, seja através de eventos, onde você pode aplicar os produtos de sua loja no público do local, o ideal é que as pessoas saibam na prática como é aquilo que elas irão comprar de você.

Existe até o que chamamos de “Dia do SPA”, que nada mais é do que um dia específico para reunir alguns clientes e fazer demonstrações especiais dos seus produtos em um ambiente específico que não precisa ser necessariamente em sua loja.

O ideal com essa dica é criar uma experiência para que o seu público teste seus produtos, e possa, assim, criar um vínculo com a sua loja. Esse tipo de ação pode, inclusive, ser feita em eventos que o resultado será o mesmo.

Grave vídeos tutoriais nas redes sociais

Pois é, os tutoriais são sempre bem-vindos para atrair mais público, já que muitos acabam não usando cosméticos da maneira correta. Ter uma orientação quando se trata de produtos de beleza é sempre bom, e quando você constrói autoridade no ramo ensinando como usar cosméticos da maneira certa, melhor ainda para a reputação de sua loja.

O mais recomendável é que esses vídeos sejam de “auto aplicação”, ou seja, com os produtos sendo colocados na empreendedora da loja ou em suas funcionárias. Isso, com certeza, passa mais credibilidade e carisma, e conquista uma clientela mais fiel.

E, quando se trata de usar as redes sociais (uma verdadeira febre do mundo atual), isso consegue engajar um público bem maior. Portanto, grave esses vídeos dando ênfase nos benefícios desses produtos, se possível, colocando nesses vídeos o já consagrado “antes e depois”.

Elabore promoções que sejam realmente atrativas

Sabe aquelas promoções do tipo “compre já e ganhe desconto de X% da próxima vez”? Pois bem, vez ou outra, podendo fazer esse tipo de ação, ótimo. Aumento garantido de vendas para a sua loja de cosméticos. Essa é uma das melhores formas de criar uma relação duradoura e engajada com o público.

Quer uma “dica dentro da dica”? Então, aproveite o momento da demonstração dos produtos em eventos, ou mesmo as redes sociais, para fazer a divulgação dessas promoções. De uma coisa, pode ter certeza: o cliente, com esse tipo de ação, irá pensar sempre na próxima compra, e quem ganha é você.

Prepare-se para datas especiais

O setor de cosmético é do tipo que se dá bem em praticamente todas as datas comemorativas. Afinal, um bom produto de beleza como presente pode ser dado no Dia das Mães, no Dia dos Pais, no Natal, no Dia dos Namorados, e por aí vai. Porém, datas menos “ortodoxas”, digamos assim, também podem ser bem aproveitadas, como o Black Friday ou o Dia do Consumidor (que é comemorado todo dia 15 de março, você sabia?).

Todas são datas específicas que concentram um grande potencial de vendas, só dependendo do lojista saber fazer. É importante que ele tenha em mente que é necessário ter uma antecipação no estoque, ou seja, uma quantidade maior de itens para poder suprir a demanda. Com isso, o lojista ainda consegue negociar melhor (e com antecedência) com distribuidoras, como a Bim, por exemplo.

Ofereça atendimento personalizado

Ter um vendedor que possa atender especificamente nas áreas de estética ou maquiagem, por exemplo, faz toda a diferença, acredite. Isso porque além do cliente levar para casa um produto de qualidade, ele ainda ganhará uma consultoria de graça.

Dar um atendimento que seja focado naquilo que o cliente quer naquele momento, certamente, garante fidelidade e aumento de vendas.


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