Uma das partes mais importante de uma loja é a sua vitrine. Duvida? Não que o restante do estabelecimento seja menos fundamental, porém, não há como negar que é na vitrine onde os clientes têm contato com uma loja pela primeira vez.

Ela é a propaganda “olho no olho” e, muitas vezes, o primeiro contato visual que o público tem com o estabelecimento. A vitrine é um ponto imprescindível até para aqueles que souberam da existência de sua loja por intermédio de um panfleto na rua, ou de um anúncio numa rede social. Isso porque ele estará comparando a teoria com a prática, e muitos clientes desistem de comprar só por conta de uma vitrine mal organizada, acredite se quiser.

Esse aspecto precisa ser trabalhado principalmente quando se trata de uma loja de cosmético. Afinal, você está vendendo algo para o visual, e, por lógica, precisa ter um bom visual para a apresentação desses produtos, não é mesmo?

Então, como fazer para melhorar a vitrine de sua loja e atrair muitos clientes?

Vitrine sem poluição visual, por favor!

Um dos erros mais comuns por quem organiza essa parte da loja é deixar a vitrine empanturrada de coisas. Não adianta. O público não gosta. Nem eu, nem você! Poluição visual numa vitrine significa muita informação, e isso pode afastar qualquer propenso cliente.

Você sabia, inclusive, que fizeram uma estimativa de que um cliente leva em média 5 segundos para decidir se entra ou não na loja? E, advinha qual parte dela mais influencia na sua decisão? Pois é. A vitrine.

É preciso escolher poucos (mas atrativos) produtos para ficarem nesse espaço do estabelecimento. Digamos que uma boa vitrine é uma que precisa ser “objetiva”. Ou seja, ter somente o essencial, mas que esse essencial seja chamativo de algum modo.

Bom destacar que espaços livres facilitam a visualização dos produtos, deixando a visão mais confortável e agradável. Outra dica? Passe uma sensação de “movimento”, colocando produtos de diferentes tamanhos. E, cuidado com o excesso de cores (a menos que você venda produtos para o segmento infantil).

Que tal “construir um tema”?

Acredite: os clientes são bem antenados. Então, porque não aproveitar para fazer uma decoração temática na vitrine que esteja baseada em algo da moda (um filme, um livro, uma série de TV…). Claro que dentro dessa seara dá pra explorar bastante as datas comemorativas (Dia das Mães, Dias dos Pais, Natal, etc). As possibilidades são muitas.

Porém, não se prenda e use a criatividade. Também dá pra usar decorações temáticas com festas regionais (o São João), estações do ano (Primavera), eventos esportivos (Olimpíadas), e por aí vai.

E, por que essa é uma boa dica? Uma decoração temática unifica as ideias. Além de facilitar (bastante) encontrar itens que tenham a ver com aquele tipo de decoração.

Fique atento à iluminação

A iluminação é outro item do qual você precisa ter cuidado na preparação de sua vitrine. Por exemplo: evite usar lâmpadas amarelas. Por quê? Essa cor costuma acaba dando cansaço visual, o que, inevitavelmente, pode acabar afastando, ao invés de atrair as pessoas.

Então, menos as amarelas, use uma iluminação forte para que se possa enxergar o que está sendo evidenciado na vitrine. Existe também o que chamamos de “cantos esquecidos”, que ficam meio que abandonados ali naquele espaço da loja. O que fazer? Coloque luzes adicionais, especialmente, nos cantos mais escuros.

Também é recomendável trocar as lâmpadas pelo tipo Led, que são mais econômicas, além de conseguirem destacar mais os detalhes dos produtos expostos. E, não se esqueça de colocar os focos nas partes mais importantes dos produtos, evidenciando o que deve ser destacado.

Foco também nos preços

O cliente é bastante atento pelos preços de um estabelecimento. Então, procure colocá-los em evidência na vitrine, mantendo-os ao lado dos produtos. Assim, a sua interferência no campo visual do público é neutralizada.

E, fique atento sobre o tipo de produto que você vai expor. Em momentos de retratação econômica, não é lá muito recomendável colocar itens que sejam muito caros. Até porque muitos procuram preços mais acessíveis.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis. Agora, é usar a sua criatividade, e lucrar bastante.