Um dos maiores desafios para qualquer loja nos dias atuais é conseguir vender mais. Alguns empreendedores ficam perdidos, e acabam não potencializando as vendas de seus produtos justamente porque não se preocuparam com questões simples, mas que poderiam ter feito a diferença.

Veja, por exemplo, o setor de cosméticos. Ao lado dos setores de alimentos e de remédios, é um dos mais procurados pelo público, seja em lojas físicas, seja em ambientes virtuais. Então já é meio caminho andado estar nesse setor.

O que falta para você vender mais nesse nicho de mercado?

Vamos às dicas!

Faça um atendimento que seja personalizado

Existem vários tipos de pele, da mesma forma que existem diversos tipos de pessoas. Cada uma tem o seu perfil, e que deve ser respeitado na hora da venda de um produto.

Há quem, por exemplo, prefira uma maquiagem mais discreta, enquanto que tem outras que preferem algo mais chamativo, ousado, com muita cor e brilho. O ideal, portanto, é conhecer as preferências de vários clientes diferentes, e estar preparado para atender a cada um deles.

Assim, o seu trabalho se torna mais fácil, aumentando o seu poder de venda.

Presenteie com brindes

Ofertar pequenos presentes e mimos para os consumidores geralmente é uma tática de marketing infalível. Só que, muitas vezes, esse é um cuidado que muitos não têm com os seus clientes (mas deveriam).

Se você presenteia os clientes com amostras grátis, isso já é o bastante para encantar e despertar a atenção. Ou seja, a sua loja estará ganhando pontos preciosos para ter clientes fieis no futuro.

Portanto, tente, sempre que possível, oferecer um brinde aos clientes. Eles, certamente, agradecerão (às vezes, não só com a compra em si, mas com a fidelidade).

E, por falar em fidelidade, tente agradecer também aqueles clientes mais habituais, seja com um bônus, ou com qualquer outra coisa. Além de continuar mantendo um cliente, você estará incentivando ele a fazer propaganda boca a boca de sua loja.

Fique atento à participação de eventos

Ao participar de eventos relacionados ao mercado de beleza fará com que você, em primeiro lugar, aumente a visibilidade do seu negócio. Isso já é um tremendo marketing.

Em caso de participação em uma feira de exposições, fique de olho no seu visual (algo que conta muito a favor), oferecendo seus produtos ao público sem pressão.

Nesses lugares, você fortalece um bom relacionamento com os clientes, além de poder expandir sua rede de contatos, especialmente, com patrocinadores.

Não se esqueça das redes sociais

Não é preciso dissertar muito aqui sobre a importância que as redes sociais ganharam nos dias de hoje com relação à visibilidade, não é mesmo? Também não é preciso destacar muito que você precisa ter um perfil de sua loja em alguma dessas redes, concorda?

Dito isto, como estamos falando de maquiagem, o mais recomendável é apostar em mídias que sejam bastante visuais, como por exemplo, o Instagram.

Produza vários tutoriais

Pode procurar na Internet agora. O que não faltam são centenas de milhares de vídeos ensinando como usar maquiagem. Das mais simples às mais arrojadas, são produções para qualquer ocasião (festa de formatura, casamento, etc).

Portanto, aproveita essa ferramenta para vender os seus produtos. Se possível, tenha um canal no YouTube e faça vídeos periódicos de como fazer uma bela maquiagem para determinado evento, não esquecendo de “vender” os produtos em questão e de mencionar a sua loja física.

Inclusive, dentro da sua própria loja, caso haja estrutura, você pode exibir vídeos, o que deixaria o ambiente ainda mais informativo. Que tal a ideia?

Pois bem. É isso. Aproveite as dicas, e venda muito!