Para as empresas que trabalham com produtos cosméticos conduzirem melhor seus negócios devem acompanhar o comportamento do consumidor omnichannel, ou seja, aquele que transita em diferentes canais digitais. Sem dúvida, a informação é a principal base para a tomada de decisão.
Pensando nisso, a Let, empresa especializada em Trade Marketing, criou o indicador E-commerce Search Ranking para analisar a presença e o posicionamento das marcas por palavra-chave nos resultados de busca dos varejos brasileiros.
Pertencente ao Grupo Neogrid, a Let tem o objetivo de descomplicar a gestão de canais digitais com tecnologia e insights que aumentam o resultado de marcas e varejos.
Na pesquisa da Let, as palavras-chaves analisadas foram as seguintes:
Categoria beleza: base, batom, blush, hidratante facial e protetor solar.
Higiene pessoal: creme dental, escova de dente, fio dental e sabonete.
Os varejistas analisados foram: Americanas, Magalu, Beleza na Web, Época Cosméticos, Sephora, Amazon e Mercado Livre. As drogarias foram: Drogasil, Drogaria Venâncio, Drogarias Pacheco, Pague Menos e Droga Raia.
Dados que se destacaram na pesquisa
– 80% das vendas online vêm dos produtos posicionados na primeira página.
– 70% dos consumidores iniciam a experiência de compra pela barra de busca dos e-commerces.
– Aumento de 50% nas vendas de produtos que passam da página 2 para a página 1 do e-commerce.
– O Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo.
– Em 2021 aumentou 23,8% no número de pedidos de produtos de Beleza e Higiene.
Palavras-chaves analisadas
As marcas de beleza que apareceram em primeiro lugar na pesquisa para determinada palavra-chave dentro do e-commerce dos varejistas foram:
Palavra-chave: Base
– Maybelline (Amazon e Época Cosméticos)
– Bruna Tavares (Americanas)
– Mac (Beleza na Web)
– Max Love (Drogasil)
– Payot (Drogaria Venancio)
A marca Bruna Tavares registrou 80% de presença nos varejistas analisados. A Maybelline aparece em segundo lugar com 70%, seguida pela Payot com 60%.
Palavra-chave: Batom
– Maybelline (Amazon, Magalu e Americanas)
– Mac (Beleza na Web e Época Cosméticos)
– Max Love (Droga Raia)
– Vult (Drogarias Pacheco e Drogaria Venancio)
– Revlon (Drogaria Venancio)
A marca Maybelline registrou 90% de presença nos varejistas analisados. A Vult Cosméticos aparece em segundo lugar com 70%, seguida pela Revlon com 60%.
Palavra-chave: Blush
– Maybelline (Amazon, Magalu, Americanas e Drogaria Pacheco)
– Max Love (Americanas e Droga Raia)
– Mac (Beleza na Web e Época Cosméticos)
– Bruna Tavares (Drogasil e Shephora)
– Vult (Beleza na Web e Drogarias Pacheco)
A marca Bruna Tavares registrou 100% de presença nos varejistas analisados. A Max Love aparece em segundo lugar com 90%, seguida pela Vult com 60%.
Palavra-chave: Hidratante Facial
– Neutrogena (Amazon e Drogaria Pacheco)
– Vichy (Americanas)
– Nivea (Beleza na Web, Magalu e Droga Raia)
– Sephora Collection (Sephora)
– Cerave (Drogasil)
A marca Nivea registrou 80% de presença nos varejistas analisados. A Neutrogena aparece em segundo lugar com 70%, seguida pela Cerave com 50%.
Palavra-chave: Máscara Facial
– L’oréal (Amazon)
– Océane (Beleza na Web)
– Max Love (Droga Raia)
– Kiss New York (Drogaria Venancio, Beleza na Web e Amazon)
A marca Océane registrou 70% de presença nos varejistas analisados. A Kiss New York aparece em segundo lugar com 50%, seguida pela Dermage com 40%.
Palavra-chave: Protetor Solar
– L’oréal (Amazon)
– La Roche-Posay (Americanas e Magalu)
– Australian Gold (Beleza na Web)
– Nivea (Droga Raia, Drogaria Venancio e Drogarias Pacheco)
– Isdin (Americanas, Magalu, Drogaria Venancio, Época Cosméticos e Beleza na Web)
– Neutrogena (Amazon, Drogaria Venancio e Droga Raia)
A marca Neutrogena registrou 90% de presença nos varejistas analisados. A Isdin aparece em segundo lugar com 80%, seguida pela L’oréal com 70%.
Palavra-chave: Creme Dental
– Sensodyne (Mercado Livre e Amazon)
– Closeup (Americanas, Droga Raia e Drogarias Pacheco)
– Oral-B (Pague Menos, Drogarias Pacheco, Drogaria Venancio, Magalu, Mercado Livre e Droga Raia)
A marca Oral-B registrou 100% de presença nos varejistas analisados. A Closeup aparece em segundo lugar com 66%, seguida pela Sensodyne com 55%.
Palavra-chave: Escova de Dente
– Colgate (Amazon, Magalu e Droga Raia)
– Curaprox (Drogarias Pacheco e Mercado Livre)
– Oral-B (Drogarias Pacheco, Amazon, Mercado Livre e Magalu)
A marca Oral-B registrou 88% de presença nos varejistas analisados. A Colgate aparece em segundo lugar com 77%, seguida pela Curaprox com 55%.
Palavra-chave: Fio Dental
– Colgate (Amazon e Drogasil)
– Reach (Magalu, Droga Raia e Amazon)
– Oral-B (Drogarias Pacheco, Pague Menos, Drogaria Venancio e Mercado Livre)
A marca Reach registrou 88% de presença nos varejistas analisados. A Oral-B aparece em segundo lugar com 77%, seguida pela Colgate com 66%.
Palavra-chave: Sabonete
– Protex (Amazon)
– Lux (Droga Raia)
– Johnsons (Americanas, Drogaria Venancio, Drogasil, Drogarias Pacheco e Magalu)
– Dove (Americanas, Mercado Livre e Pague Menos)
– Nivea (Mercado Livre)
A marca Johnsons registrou 88% de presença nos varejistas analisados. A Dove aparece em segundo lugar com 77%, seguida pela Nivea com 66%.
Conclusão
Segundo a pesquisa, o posicionamento da marca no e-commerce está diretamente ligado às vendas online. De acordo com a Amazon, 86% das vendas pela internet são de produtos que estão entre as 10 primeiras posições na página 1 do varejo online.