No calendário das lojas de cosméticos e perfumes, o Dia dos Namorados é uma importante data porque oferece a oportunidade de aquecer as vendas. Sendo assim, os lojistas devem se preparar para atender às expectativas dos consumidores durante o período.
Celebrada, no Brasil, em 12 de junho, a data mais romântica do ano tem o potencial de movimentar o varejo e gerar receita. Mas para obter bons resultados é preciso planejar suas ações com antecedência.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Globo ano passado, entre as categorias de presentes mais desejados para o Dia dos Namorados está “Perfumes e Cosméticos”, com 25% da preferência, ficando atrás das “Roupas” que ocupa o primeiro lugar com 27%.
A seguir, confira 4 ideias para impulsionar suas vendas nessa época em que os clientes procuram presentear a pessoa amada.
1 – Treine sua equipe de vendas
Treine sua equipe de vendas e atendimento ao cliente para responder objeções e dúvidas. Para oferecer soluções e produtos que atendam diretamente às necessidades e preocupações específicas de cada cliente.
Ao adotar uma abordagem proativa e preparar-se para responder de forma eficaz às preocupações dos clientes, você não só melhora suas chances de aumentar as vendas, mas também constrói uma relação de confiança e credibilidade com seu público.
2 – Diversifique os canais de contato com o cliente
Ampliar os canais de comunicação com a loja não só melhora a experiência do cliente, como também fortalece a posição da empresa no mercado. Os negócios que investem em uma comunicação multicanal estão melhor posicionados para atender ao seu público, capturar novos mercados e manter uma vantagem competitiva. Então utilize chat online, e-mail e WhatsApp.
3 – Promova ofertas
Promoções e descontos são sempre válidos para vender mais. Conforme a pesquisa, muitos casais estipularam um valor pra o presente, sendo que 26% esperavam gastar com produtos entre R$ 101,00 e R$ 200,00. Já 19% pretendiam comprar um presente entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Então invista em kits de produtos que se complementam, com valores diversificados, por exemplo: um perfume junto com um creme corporal.
4 – Personalize os pedidos
Outra dica para aumentar as vendas no Dia dos Namorados é oferecer embalagens especiais, com um design relacionado à data. A embalagem de presente vai além da função de envolver o item. Ela desempenha um papel vital na criação de uma experiência emocional positiva, na comunicação de valor e na expressão de sentimentos.