Você já pensou em apostar na estratégia de senso de escassez para aumentar as conversões da sua loja? Estamos falando de estimular a urgência na compra. Dessa forma, os clientes sentirão que precisam adquirir seu produto logo e não depois.

O medo de perder a oferta é um fator psicológico que leva as pessoas a agir imediatamente. Mas o princípio da escassez continua sendo verdadeiro: os humanos dão um valor maior aos itens que acreditam serem escassos e um valor menor aos que estão em abundância.

A seguir, saiba como usar o gatilho de escassez para aumentar a conversão.

Faça uma contagem regressiva

Você já deve ter visto temporizadores de contagem regressiva em grandes e-commerces. Então, o que acha de usar essa estratégia também? Para isso, basta adicionar à página do seu produto um cronômetro em vez de apenas mostrar a data de término da venda.

Assim, o cliente estará literalmente vendo as horas passar, o que deve motivá-lo a agilizar a compra antes do prazo final. O uso da contagem regressiva cria um senso de urgência e convence os clientes a agir imediatamente.

Use as palavras certas

É importante que seu texto de vendas use uma linguagem que transmita que estão acabando as chances do cliente comprar certo produto. Portanto, é preciso usar as palavras certas para chamar a atenção dos consumidores. Alguns exemplos são: tempo limitado, só hoje, última chance, enquanto durarem os estoques.

Estoque limitado

Outro gatilho de escassez que ajuda a aumentar a conversão é mostrar a quantidade de itens em estoque. A maneira mais fácil de fazer isso é simplesmente mostrar o número de mercadorias disponíveis na própria página do produto e destacar a quantidade que resta.

Efeito manada

Logo que você perceber que muitas pessoas estão comprando determinado item em sua loja, destaque essa informação na página do produto para que os consumidores percebam que estão diante de uma grande oportunidade, já que o item pretendido é um sucesso em vendas.

Afinal, se muita gente está comprando, provavelmente o produto vale a pena, certo? Essa é a mensagem que você deve transmitir ao divulgar a quantidade de produtos vendidos nas últimas horas.

Considerações finais

Por fim, os gatilhos citados são muito eficientes como estratégia de persuasão, mas tenha em mente que sua mensagem deve ser atraente e fácil de entender para que você obtenha os resultados esperados. Dessa forma, poderá atrair a atenção do seu público.