Você já ouviu falar no PIX, mas não entendeu exatamente como funciona esse meio de pagamento instantâneo? Saiba que esse sistema lançado pelo Banco Central é comum no exterior.

No Brasil, ele entrou emvigor no mês de novembro de 2020, às vésperas da Black Friday. Coincidência ou não, esse é mais um motivo para os empreendedores aderirem ao PIX. Então, se você tem uma empresa não ignore essa nova tendência digital que pode oferecer diversas vantagens ao seu negócio.

Sem dúvida, aderir as novas modalidades de pagamento é fundamental para oferecer mais opções aos clientes. Além disso, o PIX também pode proporcionar uma significativa redução de gastos às empresas, o que deve refletir na receita.

A seguir, vamos explicar melhor o que é o PIX e quais benefícios pode oferecer para revolucionar seu negócio.  

O que é o PIX? 

Antes de mais nada, saiba que o PIX é simples e totalmente acessível a qualquer pessoa. Além disso, não é um aplicativo e nem mesmo um serviço exclusivo de uma instituição financeira específica.

Em resumo, trata-se de uma nova modalidade de pagamento, da mesma forma que os cartões de débito e boletos bancários. A diferença é que agora ficou mais fácil, rápido e prático transferir dinheiro.

O PIX será incluído no aplicativo de todos os bancos autorizados pelo Sistema de Pagamentos Instantâneos do Bacen (SPI). Em razão de ser um método instantâneo de pagamento, as transferências poderão ser feitas em poucos segundos através do celular.

Assim sendo, em qualquer dia e horário, o sistema estará disponível, sem restrições. De fato, essa é uma grande vantagem em comparação com as transferências realizadas através de DOCs e TEDs.

PIX oferece mais agilidade nas transações financeiras

Agilizar as transações financeiras de um negócio é fundamental, por isso o PIX está sendo visto como um sistema revolucionário para as empresas. A possibilidade de receber valores diretamente na conta deve reduzir as fases de checkout.

Como mencionamos anteriormente, o PIX será lançado no mesmo mês da Black Friday, época em que os varejistas vendem mais. Então, a dica é aderir a esse novo meio de pagamento para aumentar as vendas nesse período.

Custos reduzidos

O Pix foi projetado para reduzir os custos operacionais nas transferências, tanto que esse sistema não requer intermediários na comunicação entre duas contas, ou seja, acesso ao dinheiro de maneira imediata. Isso vale para pessoas físicas e jurídicas.

Assim, favorecidas pela redução de custos, as empresas podem focar em outros aspectos do seu negócio. Certamente, com essa facilidade surgirão novos empreendimentos.

Mais controle do fluxo de caixa

Todo o empreendedor sabe que é preciso gerir com eficiência o fluxo de caixa para manter seu negócio funcionando e assim garantir o lucro. Ao fazer uso do Pix, esse trabalho será simplificado, já que será possível controlar melhor o capital da empresa, ou seja, o que entra e o que sai.

Então, menos custo reflete no aumento da margem de lucro. Até mesmo porque o PIX registra todas as transações eletronicamente. Sem dúvida, isso também deve facilitar o gerenciamento de estoque das lojas virtuais. 

O PIX deve ajudar as empresas a atrair mais clientes

Além de melhorar a experiência do cliente, o PIX deve ajudar as empresas na captação de novos clientes. Isso porque o consumidor com uma conta PIX habilitada não pensará duas vezes antes de fazer a compra.

Além disso, para os clientes que optarem por esse meio de pagamento, o varejista pode oferecer descontos. No que se refere ao mercado de comércio eletrônico, esse recurso pode até mesmo agilizar as entregas porque o pagamento é imediato, portanto não passa por etapas de avaliação para a liberação do produto.  

Transações totalmente seguras

A segurança nas transações financeiras é um fator importante tanto para o vendedor quanto para o comprador. Pensando nisso, o Pix foi desenvolvido para garantir também a segurança de ambas às partes. Algumas medidas para proteger o sistema contra fraudes são as seguintes: autenticação e criptografia.