Inovações tecnológicas que venham a facilitar nosso trabalho no dia a dia são sempre muito bem-vindas. E, vez ou outra, aparece alguma nova ferramenta com o objetivo de otimizar atividades corporativas em geral.

Recentemente, chegou ao Brasil, por exemplo, o Wabi, um aplicativo que já se encontra em nada menos do que 7 países latino-americanos, e que funciona como uma espécie de marketplace para pequenos lojistas.

Quer descobrir como essa ferramenta funciona, e como ele pode revolucionar esse setor? Então, acompanhe a leitura.

Surgimento e características básicas do aplicativo

A Wabi é uma startup argentina que surgiu ano passado, sendo desenvolvido pela YOPDev, uma incubadora de negócios digitais que vem ganhando bastante espaço no mercado devido aos seus produtos.

Inicialmente, a Wabi foi impulsionada pela Coca-Cola Argentina, e aos poucos foi sendo implantada em outros locais. Aqui no Brasil, por enquanto, ela está presente no Rio de Janeiro e em São Paulo somente, mas a previsão é que a plataforma esteja em todo o país em pouco tempo.

A ideia desse aplicativo é que ele possa auxiliar pequenos comerciantes, principalmente no que se refere a transpor seus negócios para o meio digital. E, melhor: sem a cobrança de taxas. Basicamente, os lojistas recebem o valor integral de suas vendas.

Além de o comerciante não ter custo algum, o consumidor ainda tem a vantagem de receber o seu produto em apenas 15 minutos (e, sem taxa de entrega).

Através do Wabi, são vendidos itens de consumo dos mais variados tipos, como alimentos, produtos de higiene e cosméticos. A disponibilidade desses produtos vai depender única e exclusivamente do estoque deles nos comércios mais próximos do consumidor.

Por sinal, o pagamento é outra questão facilitada pelo aplicativo, já que ele pode ser feito com a ferramenta WabiPay, ou mesmo em dinheiro e cartões de débito ou de crédito diretamente para o comerciante.

Como funciona essa plataforma?

Para começar a usar esse aplicativo é preciso que o usuário faça o download dele, e depois insira seu endereço. O que acontecerá em seguida é que o Wabi irá mostrar qual o estabelecimento (ou estabelecimentos) mais próximo e que estão disponíveis para entrega.

Depois, basta ele escolher os itens que quiser, e finalizar o pedido. Vai aparecer qual deverá ser a fora de pagamento, se pelo WabiPay, dinheiro ou cartão. O comerciante, então, recebe o pedido, e terá até 15 minutos para realizar a entrega.

Para maior comodidade do cliente, o aplicativo verifica se os itens que ele deseja realmente estão disponíveis nas lojas da região, informando ao lojista, em seguida, o pedido feito pelo usuário do aplicativo.

Vantagens do Wabi

Essa ferramenta possibilita que todos tenham benefícios com ela.

Primeiro, o usuário pode solicitar o produto que quiser, sem sair de casa, com entrega rápida e sem taxa de entrega. Essa comodidade, inclusive, veio a calhar em época de isolamento social, onde muitas pessoas precisam ficar em casa.

Porém, os comerciantes também saem ganhando com isso, especialmente os pequenos lojistas. A começar pelo fato de que eles estarão digitalizando seu negócio, sem a necessidade da criação de um e-commerce propriamente dito.

Com seus produtos disponíveis na web, mesmo que de maneira reduzida pelo aplicativo, isso garante que esses lojistas possam vender mais, expandindo sua oferta de itens e serviços. E, mais uma vez falando, nesses tempos de isolamento social, pequenos comércios podem manter seu negócio funcionando, mesmo de portas fechadas.

O alcance que esses lojistas farão para clientes nas proximidades será enorme, podendo haver até a possibilidade de expansão daquele comércio.

Ou seja, o Wabi é um aplicativo que irá auxiliar o comércio mais popular, de bairro, com os clientes ganhando mais comodidade e os lojistas ganhando mais visibilidades.