Estamos vivendo um período complicado no mundo em vários sentidos. Devido à pandemia do coronavírus, uma crise humanitária está bem próxima a nós, e nisso, a economia de todos os países também pode perder bastante.

Contudo, os danos podem ser minimizados para lojas de todos os segmentos, inclusive, o de cosméticos.

Vamos às dicas então.

Faça uma análise geral das suas condições

Para enfrentar qualquer crise, um dos pontos fundamentais é saber como está a estrutura da sua loja neste momento, em todos os níveis.

Inicialmente, é necessário fazer um estudo financeiro do seu negócio, como se fosse uma espécie de raio-X mesmo. Essa análise será importante para contenção de gastos, indicando onde você poderá investir e onde terá que reter qualquer investimento.

Esse estudo, porém, não pode se limitar apenas à questão financeira, mas aos produtos físicos da sua loja, propriamente ditos. Nesse momento de crise, por exemplo, dá pra olhar para o estoque, e saber quais itens podem desafogar o setor, através de promoções ou liquidações.

Aproveite a quarentena para usar bastante as redes sociais

Boa parte das pessoas está em casa nesse momento, e sua única conexão fora desses limites acaba sendo mesmo as redes sociais, que é onde elas interagem com seus amigos e familiares, e fazem compras de todos os tipos.

Uma boa alternativa, por exemplo, é abrir um canal para falar diretamente com os seus clientes nessas redes, com postagens de indicação de produtos diversos. Além disso, essas publicações podem ser de utilidade pública, como, por exemplo, ensinar o cliente a usar determinado item que você está vendendo.

Nesse momento de isolamento, muitas pessoas buscam por informação (algo que pode ser oferecido por meio dos perfis de sua loja). O importante é manter contato com os consumidores, mesmo nesse período de quarentena.

Inclusive, uma boa alternativa seria tentar, por meio da análise financeira citada anteriormente, programar a possibilidade de entregas a domicílio. Afinal, a recomendação é ficar em casa, não é verdade?

Mostre ao cliente que a empresa não está parada

Uma das melhores estratégias agora é fazer com que o seu público-alvo veja que o seu negócio está se mantendo, mesmo em meio a essa crise do coronavírus.

Por isso que as redes sociais (citadas no tópico anterior) são importantes, pois mantém o cliente informado de como comprar na empresa, além de se informar sobre aqueles itens.

Por sinal, essas publicações podem ter algo a mais. Afinal, lembre-se: trabalhar com cosméticos também tem a ver com higiene, um assunto de grande importância nesse momento. Dicas assim são um belo conteúdo para mostrar ao público o seu engajamento e a sua preocupação sobre o tema.

Aproveite também para mostrar que a empresa em si está cuidando da higiene, além, é claro, dos seus colaboradores, que estão devidamente protegidos em meio à pandemia do coronavirus.

Pense no pós-crise

Importante destacar que esse período de quarentena, bem como essa pandemia como um todo, um dia, vão passar. Por isso, seria importante se programar para o pós-crise, ou seja, quais ações a serem tomadas para recuperar esse tempo.

Ações estratégicas de marketing podem ajudar bastante, como fazer promoções especiais, distribuição de brindes, propagandas nos mais diversos lugares (incluindo na internet, claro), e por aí vai.

E, claro, lembre-se de cuidar da sua saúde e dos seus funcionários. Esse momento exige um pouco de sacrifício de todos, mas, como aconteceu anteriormente, são tempos difíceis que irão passar.

O importante é ter uma base sólida em sua empresa, com caixa suficiente para moldar as estratégias de acordo com o momento, e mesmo assim, não deixar de vender. Depois que tudo passar, a sua empresa permanecerá (e ainda mais forte).